O ChatGPT gera texto, o DALL-E gera imagens, e agora uma nova inteligência artificial desenvolvida pelo Google é capaz de criar músicas a partir de algumas poucas palavras digitadas pelo usuário; conheça o MusicLM.

Desenvolvido a partir de um banco de dados de mais de 280.000 horas de músicas, o MusicLM é um sistema criado por pesquisadores do Google que, a partir de algumas palavras-chave-, gera canções completas com bastante variedade e profundidade. A IA é capaz de combinar diferentes gêneros e instrumentos e entende mesmo conceitos abstratos na hora de criar as músicas.

Leia mais:

O usuário consegue, por exemplo, pedir para uma música que mistura rock com reggaeton seja gerada, e, além disso, pode pedir características como “espacial”, “senso de admiração”, entre diversas outras coisas. O usuário também pode assobiar para um microfone e esperar o sistema transformar em uma canção completa. Ele também consegue sugerir diversas músicas diferentes para criar uma lista de reprodução completa como se fosse feita por um DJ.

publicidade

MusicLM: Google não deve disponibilizar para o público geral

O MusicLM, apesar de ser impressionante em um primeiro momento, ainda é um trabalho em andamento, e, por isso, pode gerar resultados pouco convincentes em alguns casos. Às vezes o vocal é incompreensível, e algumas composições soam bastante estranhas, além de serem bem repetitivas. Você pode conferir alguns exemplos aqui.

Diferentemente do ChatGPT e do DALL-E, no entanto, o Google não planeja disponibilizar o MusicLM para o público geral, ao menos por enquanto. A principal preocupação da empresa é relacionada a direitos autorais – por ter sido treinada com uso de músicas protegidas por copyright, a tecnologia pode gerar canções com traços que poderiam levar a processos.

De qualquer forma, a criação de músicas é mais uma das tarefas que as inteligências artificiais começam a dominar, logo depois de textos e arte. Quando será que teremos um disco inteiro criado por uma inteligência artificial? Talvez não demore muito.

Via TechCrunch

Imagem: Linda Parton / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!