Um estudo feito pelo Melhor Plano, um site especializado em serviços de Telecom, realizou um levantamento sobre as formas de consumo de banda larga no Brasil. A pesquisa mostrou que 88,2% dos usuários no país usam a internet para trabalhar ou fazer chamadas de vídeos, seja com muita ou pouca frequência. Ao que diz respeito aos conteúdos mais acessados, 61,3% afirmam aproveitar a conexão para navegar em sites e redes sociais, além de consumir vídeos e canais de streamings. Já os outros, 55,4% usam a internet residencial para jogar.

A pesquisa consta com 29.394 respostas concedidas por usuários em um questionário, o qual se integra a uma ferramenta que é responsável por recomendar aos consumidores pacotes de banda larga com melhor custo benefício de acordo com o perfil de consumo de cada um. A partir dos dados do teste, foi possível analisar as principais atividades de preferência realizadas pelos consumidores entre os meses de outubro e novembro de 2022, como conteúdos acessados com maior frequência e se a conexão é usada ou não para jogar partidas on-line.

publicidade

Leia mais:

Internet residencial

Segundo 88,2% dos participantes usam a internet fixa para trabalhar ou participar de chamadas de vídeo em algum nível. Entre eles, 52% são usuários massivos de banda larga para realização de atividades relacionadas ao emprego ou que requerem encontros síncronos regulares, enquanto 36,2% usam a conexão residencial para trabalho ou reuniões on-line com menor frequência. Apenas 11,8% dos participantes não dependem da internet de casa para trabalhar ou realizar chamadas de vídeo.

publicidade

O grande aumento destes números foi dado também a pandemia do COVID-19, que fez com que diversos serviços passassem a adotar o home office. Atualmente, é mais comum vermos empregos com forma híbrida de trabalho. 

internet

Streaming, redes sociais e sites

Segundo a análise, 61,3% dos usuários buscam boa conexão residencial para navegar em sites e redes sociais regularmente, bem como assistir vídeos e acessar plataformas de streamings. 

publicidade

Individualmente, o consumo de filmes e vídeos on-line sob demanda foi o destaque das respostas, com 18,8% dos resultados. O uso frequente de redes sociais aparece logo em seguida com 15,2%. Somente 4,7% estão interessados exclusivamente em navegação em sites.

Internet para jogar on-line

Jogos free to play
Imagem: Shutterstock/sezer66

Dentre as quase 30 mil respostas recebidas através da ferramenta, 16.583 dos usuários participantes da pesquisa afirmam usar a internet residencial para jogar online, o equivalente a 55,4% dos respondentes. 44,6% deles (13.351), no entanto, não apresentam o hábito ou interesse na atividade na hora de buscar planos de banda larga para casa.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!