Como é viver na Estação Espacial Internacional?

A rotina na Estação Espacial Internacional é - e não é, ao mesmo tempo - muito diferente da nossa aqui na Terra; entenda
Por Pedro Spadoni, editado por Bruno Ignacio de Lima 01/02/2023 10h54
Astronautas em horário de refeição na Estação Espacial Internacional
A rotina dos astronautas na Estação Espacial Internacional consiste em trabalhar, comer e se exercitar (Foto: Nasa)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Trabalhar, se alimentar, tomar banho, malhar… A rotina de quem está na EEI (Estação Espacial Internacional) não é tão diferente da nossa. Mas, ao mesmo tempo, as condições são outras. Afinal, os astronautas têm de fazer tudo isso em baixa gravidade – e, claro, dentro da estação.

Essas condições exigem que eles aproveitem ao máximo os recursos à sua disposição. Ou seja, nada de desperdiçar alimentos e água, por exemplo. Mas esse é só o começo da vida na EEI.

Leia mais:

Começo do dia na Estação Espacial Internacional

Assim como o nosso, o dia de um astronauta na EEI começa com higiene pessoal. Entram aqui práticas como tomar banho, escovar os dentes e vestir roupas limpas.

Talvez você esteja se perguntando: como se escova os dentes num lugar em que tudo flutua? Para contornar essa condição, os astronautas usam pasta de dente comestível (isto é, que eles podem engolir) e bolinhas de água para umedecer e lavar a escova depois (na boca mesmo).

O astronauta Chris Hadfield te mostra como é escovar os dentes no espaço:

A baixa gravidade também complica fazer os números um e dois no banheiro. Para começar, não sentam num vaso sanitário e dão descarga depois. Lá, eles precisam usar um tubo para o xixi e um saquinho plástico para o cocô, que, depois, é colocado em outro tubo.

Esses tubos sugam, com ar mesmo, o xixi e/ou o cocô. A urina acaba reciclada em água potável, enquanto as fezes são comprimidas e armazenadas.

A ESA (Agência Espacial Europeia) te leva num tour pelo banheiro espacial:

Alimentação

Astronauta segurando colher com comida flutuando na Estação Espacial Internacional
O astronauta Michael Hopkins, da Nasa, tenta não brincar com comida (Foto: Nasa)

Se alimentar contribui para a saúde do corpo e da mente dos astronautas. E a baixa gravidade exige ajustes, para os alimentos não flutuarem do prato. Bandejas viram pratos e tudo sai de tubos ou pacotes.

Os astronautas podem escolher suas refeições, desde elas não extrapolem o limite diário de 2,8 mil calorias. Existem cinco tipos de comida espacial:

  • Reidratável: alimentos que tiveram água retirada, por meio da secagem por congelamento (liofilização), para facilitar o armazenamento. Depois, a bordo, coloca-se água novamente nos alimentos, antes de consumi-los. Entram aqui chá, café e cereais, por exemplo;
  • Termoestabilizado: alimentos processados com calor que podem ser armazenados em temperatura ambiente. Por exemplo: frutas, atum e sobremesas;
  • Irradiado: alimentos cozidos e embalados em bolsas de alumínio flexíveis e esterilizadas por radiação ionizante. Esse tipo de esterilização permite que esse tipo de comida seja armazenada em temperatura ambiente. Carnes bovinas, por exemplo, passam por esse processo;
  • Frescos: alguns tipos de fruta (por exemplo, maçãs e bananas) trazidas pelas equipes que chegam à EEI;
  • Industrializados: nem todos dá para se consumir na estação, mas bolachas, por exemplo, estão liberadas para os astronautas.

Exercícios

Astronauta fazendo exercício na Estação Espacial Internacional
A astronauta Samantha Cristoforetti, da ESA, é adepta ao ‘no pain, no gain’ espacial (Foto: Nasa)

Dentro da EEI, tudo tem massa, mas nada tem peso, por conta da ausência de gravidade. Isso complica as algumas tarefas. Para transitarem pela estação, por exemplo, os astronautas precisam se segurar para não acabem à deriva. E as “caminhadas” espaciais exigem muito dos músculos.

Por isso, é importante que os astronautas se mantenham em forma, mesmo com adversidades. Eles têm de praticar, pelo menos, duas horas de exercício por dia. Para isso, podem usar a estrutura que a estação oferece.

Entre os equipamentos para exercício a bordo da EEI estão uma espécie de esteira e bicicleta ergométrica, além de roldanas e cordas. Assim, os astronautas conseguem manter as condições dos seus músculos e ossos tanto para aguentarem o tranco do trabalho na estação quanto da gravidade ao voltarem para a Terra.

Fontes: ESA e UFMG

Imagem de destaque: Nasa

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.