Em The Last of Us, Bill e Frank são personagens importantes para a história tanto do jogo para PlayStation quanto da série da HBO. Em um momento da campanha, Joel busca a ajuda dos dois sobreviventes com objetivo de conseguir suprimentos e um veículo para levar Ellie até o destino. Bill e Frank, porém, são retratados de formas bastante diferentes em cada versão da obra de Neil Druckmann.
Nas linhas a seguir, o Olhar Digital apresenta quem são Bill e Frank no jogo e na série da HBO de The Last of Us. O texto conta com detalhes sobre os dois personagens, como suas origens, a relação entre eles e o destino de cada um. Vale mencionar que este artigo contém spoilers de The Last of Us.
Mesmo antes da crise causada pela Infecção Cerebral do Cordyceps (ICC), Bill já mantinha em sua casa uma grande quantidade de equipamentos e suprimentos para sobreviver a um possível apocalipse. Se preparando para o pior, o personagem aprendeu diversas habilidades mecânicas, sendo capaz de consertar veículos e construir coisas a partir de restos.
No jogo, Bill ajuda Joel e Ellie a encontrar um caminhão que eles possam usar para ir até o oeste. Amargurado e desbocado, ele é a única pessoa que resta em uma cidade chamada Lincoln, cercada por infectados e armadilhas caseiras criadas pelo próprio personagem.
Bill no jogo de The Last of Us (Imagem: Divulgação/Sony)
Ele ensina a Joel e Ellie sobre como se importar com os outros é uma maneira infalível de se matar, mencionando um parceiro próximo de quem ele tentou cuidar no passado. Mais tarde, é revelado que esse parceiro se enforcou após ser infectado, escrevendo em uma nota que era melhor tirar a própria vida.
Durante o capítulo dedicado a Bill, aprendemos mais sobre ele e sua origem, enquanto ele conta sobre Frank, quem ele também se refere como seu “parceiro”. Mais tarde, descobrimos que Frank ficou chateado com a forma que Bill vivia e tentou ir embora. Entretanto, no caminho de volta para seu esconderijo, ele acabou sendo mordido e se matou antes que a doença tomasse conta.
Bill e Joel descobrem o corpo de Frank enquanto procuram suprimentos em uma das casas de Lincoln. Joel encontra também a carta de suicídio de Frank. Mais tarde, é revelado em um item do jogo que Frank tentou contatar alguém para contrabandeá-lo para a Zona de Quarentena de Boston, pois era para lá que ele estava tentando ir.
Bill e Frank na série da HBO
Na série da HBO de The Last of Us, a história de Bill e Frank muda quase que por completo. O arco de apresentação dos dois personagens ocupa quase todo o terceiro episódio da primeira temporada, com até a participação de Tess na trama.
Os personagens se encontram após Frank cair em uma das armadilhas de Bill. Em seguida, Bill acolhe Frank em sua casa, oferecendo comida a um abrigo. Nesse encontro, eles desenvolvem sentimentos um pelo outro e iniciam um relacionamento. Embora haja brigas e frustrações ocasionais, eles acabam ficando juntos por décadas, até a velhice.
Bill e Frank. Imagem: HBO
Frank acaba sendo infectado por uma doença incurável e pede a Bill que lhe dê um último dia de felicidade juntos. Ele pede ao parceiro em casamento e que ele o ajude a cometer suicídio, ingerindo uma grande quantidade de comprimidos.
Bill decide que não consegue viver sem Frank, pois seu propósito na vida era mantê-lo seguro, e escolhe morrer ao lado de Frank. O casal é descoberto por Joel e Ellie semanas depois, quando param em Lincoln para coletar suprimentos e um caminhão. Os protagonistas utilizam o veículo para continuar sua jornada em busca de Tommy e dos Vagalumes.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Murilo Tunholi é jornalista formado pelo Centro Universitário IBMR. Desde 2018, cobre videogames e tecnologia, tendo atuado em grandes redações do Brasil como repórter e editor.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.