Qual é a história real da Annabelle?

Annabelle, a boneca que desde 2013 provoca sustos no cinema, tem inspiração em um brinquedo da vida real que tem fama de amaldiçoado
Por Breno Pessoa, editado por Bruno Ignacio de Lima 09/02/2023 12h40, atualizada em 22/03/2023 08h49
A boneca Annabelle, que tem uma série de filmes com seu nome.
Annabelle, a boneca que apareceu nos cinemas na franquia 'Invocação do mal'. Imagem: Warner Bros./Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mesmo quem não gosta de filmes de terror deve estar familiarizado com a célebre boneca Annabelle, que apareceu pela primeira vez nas telas na saga de terror ‘Invocação do mal’, iniciada em 2013. A figura macabra, que já ganhou três filmes próprios, não existe apenas na ficção. Na verdade, ela é inspirada em um brinquedo real que, originalmente, não tinha nada de sombrio. A seguir, contaremos a história real da Annabelle.

Leia também:

Assim como a franquia ‘Invocação do mal’ é inspirada no casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren – interpretados no cinema por Patrick Wilson e Vera Farmiga –, a Annabelle dos filmes é baseada em uma boneca que foi a figura central de um dos casos mais célebres investigados pela dupla. Aliás, quem quiser saber mais sobre os Warren, reunimos aqui 10 fatos da vida real do casal.

A verdadeira Annabelle

Raggedy Ann
Ilustração da capa do livro ‘Raggedy Ann stories’. Imagem: Little Simon/Reprodução

Bem diferente do que vemos nos filmes do universo de ‘Invocação do mal’, a verdadeira Annabelle não tem o aspecto sinistro de sua contraparte cinematográfica. Pelo contrário, é uma singela boneca de pano, com grandes olhos e sorriso simpático, chamada Raggedy Ann.

Raggey Ann, a propósito, era inspirada em uma boneca de pano da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938). Sucesso literário, a personagem foi comercializada também como brinquedo nos EUA, a partir da década de 1910.

Inclusive, há quem acredite que a boneca norte-americana tenha inspirado outra criação, a Emília, de Sítio do Picapau Amarelo. Afinal, Monteiro Lobato, que morou nos Estados Unidos durante alguns anos, chegou até mesmo a incluir a Raggedy Ann como personagem em ‘Reinações de Narizinho’.

A história real da Annabelle

As bonecas Annabelle e Raggedy Ann
Annabelle (esquerda) foi inspirada em boneca famosa do início do século 20. Imagem: Warner Bros./Reprodução

Presente em muitos lares norte-americanos a boneca Raggedy Ann acabou envolvida em uma história de possessão. Em 1968, uma estudante de enfermagem chamada Donna acabou precisando da ajuda de Ed e Lorraine para investigar a sua boneca, que havia sido um presente da mãe.

Donna e Angie, sua colega de quarto, haviam presenciado situações estranhas com Raggedy Ann. Tinham a impressão de que a boneca os observava e, em certas ocasiões, tinham certeza de que o brinquedo havia mudado de lugar. Um amigo delas, Lou, que também frequentava a casa, chegou a afirmar que em duas ocasiões a boneca lhe atacou.

Uma médium que investigou a boneca assegurou que esta Raggedy Ann pertenceu a Annabelle Higgins, uma criança que teria morrido aos sete anos e cujo espírito possuiu o brinquedo. Chamados para investigar o caso, Ed e Lorraine disseram que o espírito de Annabelle não estava satisfeito em ficar na boneca. Assim, Annabelle procurava um hospedeiro humano.

Annabelle está guardada

Depois que um padre realizou um exorcismo no apartamento das jovens, o casal se comprometeu a guardar a boneca. Desde então, ela está em exposição no Museu do Oculto dos Warren, em Monroe, Connecticut.

Em 2022, a caixa onde Anabelle está guardada passou por reparos que exigiram a retirada da boneca. Antes de retirá-la, os responsáveis lavaram as mãos com água benta.

Após a morte dos Warren, o genro do casal, Tony Spera, administra o museu e seu acervo. Recentemente, a caixa onde a boneca está passou por manutenção e Raggedy Ann/Annabelle foi temporariamente retirada. E, claro, todos os cuidados foram efetuados no processo. Portanto, não faltou água benta para evitar o pior. Afinal, verdade ou não,

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Breno Pessoa
Redator(a)

Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.