Mesmo quem não gosta de filmes de terror deve estar familiarizado com a célebre boneca Annabelle, que apareceu pela primeira vez nas telas na saga de terror ‘Invocação do mal’, iniciada em 2013. A figura macabra, que já ganhou três filmes próprios, não existe apenas na ficção. Na verdade, ela é inspirada em um brinquedo real que, originalmente, não tinha nada de sombrio. A seguir, contaremos a história real da Annabelle.

Leia também:

publicidade

Assim como a franquia ‘Invocação do mal’ é inspirada no casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren – interpretados no cinema por Patrick Wilson e Vera Farmiga –, a Annabelle dos filmes é baseada em uma boneca que foi a figura central de um dos casos mais célebres investigados pela dupla. Aliás, quem quiser saber mais sobre os Warren, reunimos aqui 10 fatos da vida real do casal.

A verdadeira Annabelle

Raggedy Ann
Ilustração da capa do livro ‘Raggedy Ann stories’. Imagem: Little Simon/Reprodução

Bem diferente do que vemos nos filmes do universo de ‘Invocação do mal’, a verdadeira Annabelle não tem o aspecto sinistro de sua contraparte cinematográfica. Pelo contrário, é uma singela boneca de pano, com grandes olhos e sorriso simpático, chamada Raggedy Ann.

publicidade

Raggey Ann, a propósito, era inspirada em uma boneca de pano da filha do ilustrador e autor de livros infantis Johnny Gruelle (1880-1938). Sucesso literário, a personagem foi comercializada também como brinquedo nos EUA, a partir da década de 1910.

Inclusive, há quem acredite que a boneca norte-americana tenha inspirado outra criação, a Emília, de Sítio do Picapau Amarelo. Afinal, Monteiro Lobato, que morou nos Estados Unidos durante alguns anos, chegou até mesmo a incluir a Raggedy Ann como personagem em ‘Reinações de Narizinho’.

publicidade

A história real da Annabelle

As bonecas Annabelle e Raggedy Ann
Annabelle (esquerda) foi inspirada em boneca famosa do início do século 20. Imagem: Warner Bros./Reprodução

Presente em muitos lares norte-americanos a boneca Raggedy Ann acabou envolvida em uma história de possessão. Em 1968, uma estudante de enfermagem chamada Donna acabou precisando da ajuda de Ed e Lorraine para investigar a sua boneca, que havia sido um presente da mãe.

Donna e Angie, sua colega de quarto, haviam presenciado situações estranhas com Raggedy Ann. Tinham a impressão de que a boneca os observava e, em certas ocasiões, tinham certeza de que o brinquedo havia mudado de lugar. Um amigo delas, Lou, que também frequentava a casa, chegou a afirmar que em duas ocasiões a boneca lhe atacou.

publicidade

Uma médium que investigou a boneca assegurou que esta Raggedy Ann pertenceu a Annabelle Higgins, uma criança que teria morrido aos sete anos e cujo espírito possuiu o brinquedo. Chamados para investigar o caso, Ed e Lorraine disseram que o espírito de Annabelle não estava satisfeito em ficar na boneca. Assim, Annabelle procurava um hospedeiro humano.

Annabelle está guardada

Depois que um padre realizou um exorcismo no apartamento das jovens, o casal se comprometeu a guardar a boneca. Desde então, ela está em exposição no Museu do Oculto dos Warren, em Monroe, Connecticut.

Em 2022, a caixa onde Anabelle está guardada passou por reparos que exigiram a retirada da boneca. Antes de retirá-la, os responsáveis lavaram as mãos com água benta.

Após a morte dos Warren, o genro do casal, Tony Spera, administra o museu e seu acervo. Recentemente, a caixa onde a boneca está passou por manutenção e Raggedy Ann/Annabelle foi temporariamente retirada. E, claro, todos os cuidados foram efetuados no processo. Portanto, não faltou água benta para evitar o pior. Afinal, verdade ou não,

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!