É hoje! O Super Bowl vai atrair milhões de pessoas para a frente da TV – no que é anualmente o evento de maior audiência da televisão americana – e que cresce em interesse aqui no Brasil ano após ano. Mas, é lógico, não é todo mundo que se senta no sofá para assistir apenas ao jogo em si. O Super Bowl tem outras atrações, como os intervalos comerciais milionários e um show especial – que, em 2023, é da cantora Rihanna.

Pensando nisso, o Olhar Digital “bateu um papo” com o ChatGPT, modelo de linguagem da OpenAI, para criar um guia para quem quer assistir ao Super Bowl, mas não sabe muito bem como tudo aquilo funciona. Afinal, o Super Bowl é a final da temporada da NFL, liga de futebol americano – um esporte muito popular nos Estados Unidos, mas nem tanto no lado de baixo do Equador.

Leia mais:

Fizemos uma série de perguntas ao chatbot da OpenAI sobre o Super Bowl, a NFL, o futebol americano e até mesmo sobre o show do intervalo. Portanto, as perguntas abaixo foram feitas por nós, enquanto as respostas ficaram por conta do ChatGPT:

publicidade

O que é o Super Bowl?

super bowl twitter
Imagem: Shutterstock

O Super Bowl é o jogo final da temporada da National Football League (NFL) dos Estados Unidos, o campeonato de futebol americano mais importante do país. É realizado anualmente no início do ano e é um dos eventos esportivos mais assistidos e comemorados dos EUA, com um grande show de entretenimento durante a intermissão.

Por que o Super Bowl se chama Super Bowl?

O Super Bowl tem esse nome por causa da criação do então presidente da NFL Lamar Hunt, que o chamou assim em referência ao brinquedo “Super Ball”, uma bola de borracha super elástica popular na época. O nome foi usado pela primeira vez em 1967, quando o campeonato da NFL e da AFL (Liga de Futebol Americano) foram unificados. Desde então, o Super Bowl se tornou a principal competição de futebol americano dos Estados Unidos e é agora um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo.

Qual o formato da NFL?

imagem promocional da NFL, que negocia transmissão no Amazon Prime

A National Football League (NFL) é composta por 32 equipes divididas em duas conferências, AFC e NFC, cada uma com 16 equipes. Durante a temporada regular, que começa em setembro e termina em dezembro, cada time joga 16 jogos, oito em casa e oito fora de casa. Os times com melhor desempenho avançam para os playoffs, um torneio eliminatório que culmina no Super Bowl, jogo final da temporada da NFL.

Qual a história do Super Bowl?

O Super Bowl é a final da temporada da NFL, a liga de futebol americano profissional dos Estados Unidos, e ocorre anualmente no primeiro domingo de fevereiro ou no último domingo de janeiro.

O evento foi criado em 1967 como uma forma de unificar as duas principais ligas de futebol americano na época, a NFL e a AFL. O primeiro Super Bowl ocorreu em 1967, com o Green Bay Packers da NFL vencendo o Kansas City Chiefs da AFL por 35 a 10.

Desde então, o Super Bowl tornou-se um dos eventos esportivos mais assistidos e bem-sucedidos do mundo, com milhões de pessoas assistindo ao jogo ao redor do mundo. A publicidade em torno do evento também é extremamente valorizada. Além do jogo em si, o Super Bowl é conhecido por sua intensa cobertura midiática, sua vasta programação de entretenimento e sua tradição de anúncios publicitários de alto impacto.

Qual a história do Philadelphia Eagles?

Imagem: Shutterstock

O Philadelphia Eagles é uma equipe de futebol americano da NFL, com sede em Filadélfia, Pensilvânia. A equipe foi fundada em 1933 e tem uma longa e distinta história na NFL.

O Philadelphia Eagles teve vários períodos de sucesso ao longo dos anos, incluindo três campeonatos da divisão e um Super Bowl. Em 2018, o Philadelphia Eagles ganharam o Super Bowl LII, derrotando o New England Patriots.

O Philadelphia Eagles é conhecido por sua defesa sólida e jogadores talentosos, incluindo lendas da franquia como Chuck Bednarik e Reggie White, e atualmente com jogadores como Jalen Hurts e Fletcher Cox. A equipe tem uma base de fãs apaixonados e dedicados e é amplamente considerada como uma das equipes mais históricas e respeitadas da NFL.

Qual a história do Kansas City Chiefs?

super bowl
Imagem: Shutterstock

O Kansas City Chiefs é uma equipe de futebol americano da NFL, com sede em Kansas City, Missouri. A equipe foi fundada em 1960 como Dallas Texans, mas mudou-se para Kansas City no mesmo ano e mudou seu nome para Kansas City Chiefs.

Desde então, o Kansas City Chiefs tem uma história rica e bem-sucedida na NFL, incluindo três títulos do campeonato da AFL e dois Super Bowls. Em 1970, o time venceu o Super Bowl IV, derrotando o Minnesota Vikings. Mais recentemente, o Kansas City Chiefs ganhou o Super Bowl LIV em 2020, vencendo o San Francisco 49ers.

O Kansas City Chiefs é conhecido por sua defesa dominante e ataques ofensivos explosivos, liderados por quarterback lendários como Len Dawson e atualmente por Patrick Mahomes. A equipe tem uma forte base de fãs e é considerada uma das mais apaixonadas e dedicadas da NFL.

Como funciona o jogo do futebol americano?

O futebol americano é jogado por duas equipes, cada uma composta por 11 jogadores em campo. O objetivo do jogo é marcar pontos ao avançar a bola do campo adversário até a endzone (linha de finalização) ou marcar pontos com chutes de field goal.

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada, com intervalos entre os dois primeiros quartos e entre o terceiro e o quarto quarto. No início de cada jogo, ocorre o chute inicial (ou recebimento), onde uma das equipes escolhe se deseja chutar ou receber a bola.

A equipe em posse da bola (atacante) tem quatro chances (ou “downs”) para avançar a bola pelo menos 10 jardas em direção à endzone adversária. Se a equipe não consegue avançar a bola 10 jardas em quatro tentativas, a posse da bola é passada para a equipe adversária. Se a equipe avança a bola 10 jardas, ganha mais quatro tentativas para avançar a bola novamente. Este processo se repete até que a bola seja colocada na endzone adversária ou até que ocorra um turnover (perda de posse da bola).

O jogo é marcado por uma combinação de passes curtos e corrida com a bola, bem como tentativas de interceptação e tackles por parte da defesa. A equipe vencedora é aquela que marcar mais pontos no final do jogo.

Quais são as pontuações do futebol americano?

No futebol americano, existem várias formas de marcar pontos:

  • Touchdown (TD): É marcado quando a bola é levada para a end zone adversária ou quando é capturada por um jogador na end zone adversária. Vale seis pontos.
  • Field Goal (FG): É marcado quando o kicker acerta um chute de campo. Vale três pontos.
  • Extra Point (PAT): É marcado após um touchdown, quando o time escolhe chutar uma conversão de um ponto ou correr ou lançar a bola para uma conversão de dois pontos. Vale um ou dois pontos.
  • Safety (SFTY): É marcado quando o ataque adversário é pego em sua própria end zone. Vale dois pontos para a defesa.

Essas são as principais formas de marcar pontos no futebol americano.

Quais são as posições do futebol americano?

Existem diversas posições no futebol americano, aqui estão as principais:

  • Quarterback (QB): Líder ofensivo e responsável por comandar a equipe e lançar a bola.
  • Running back (RB): Joga com a bola e é responsável por correr com ela ou pegar passes curtos.
  • Wide Receiver (WR): Recebe os passes lançados pelo quarterback.
  • Tight End (TE): Recebe passes e também é usado para bloqueios.
  • Offensive Line (OL): Grupo de jogadores que formam a linha ofensiva e são responsáveis por proteger o quarterback e abrir espaço para os corredores.
  • Defensive End (DE): Joga na linha defensiva e é responsável por pressionar o quarterback adversário e impedir o avanço dos corredores.
  • Defensive Tackle (DT): Joga na linha defensiva e é responsável por parar o avanço do ataque adversário.
  • Linebacker (LB): Joga na defesa e é responsável por parar os avanços dos corredores e cobrir os receptores adversários.
  • Cornerback (CB): Joga na defesa e é responsável por cobrir os receptores adversários e impedir o avanço do ataque adversário.
  • Safety (S): Joga na defesa e é responsável por cobrir o campo e ajudar a parar o avanço do ataque adversário.
  • Kicker (K) e Punter (P): São responsáveis por pontapés, tanto chutes de campo quanto pontapés de impedimento.

O que configura uma falta na NFL?

Faltas na NFL são ações que vão contra as regras do jogo e são penalizadas. Alguns exemplos comuns de faltas na NFL incluem:

  • Holding: quando um jogador agarra ilegalmente um oponente para impedi-lo de se mover livremente.
  • Interferência no passe: quando um jogador interfere na habilidade do adversário de receber um passe.
  • Agressão ao passador: quando um defensor faz contato excessivo com o zagueiro após um passe ter sido lançado.
  • Faltas pessoais: quando um jogador comete um ato antidesportivo, como insultar, bater em um adversário na cabeça ou na área do pescoço ou usar força excessiva.
  • False start: quando um jogador ofensivo se move antes do snap da bola.
  • Offside: quando um jogador está do lado errado da linha de scrimmage quando o snap é feito.
  • Formação ilegal: quando um time tem menos de sete jogadores na linha de scrimmage ou um jogador inelegível se alinha em uma posição inelegível.

Estes são apenas alguns exemplos de faltas na NFL. As regras e penalidades para faltas podem variar de acordo com a situação e a gravidade da infração.

Por que os jogadores de futebol americano usam capacetes?

Imagem: Shutterstock

Os jogadores de futebol americano usam capacetes para proteger suas cabeças e crânios de lesões durante o jogo. O futebol americano é um esporte de contato, com muitos tackles, bloqueios e choques corporais. Sem o uso de capacetes, os jogadores estariam sujeitos a lesões graves na cabeça e no crânio, incluindo concussões e traumatismos cranianos.

Os capacetes de futebol americano são projetados para absorver o impacto e dispersá-lo, ao mesmo tempo em que fornecem uma barreira protetora para a cabeça e o crânio. Eles são feitos de materiais leves, mas resistentes, como plástico rígido e espuma de poliestireno, e são revestidos internamente com camadas de espuma de proteção adicional. Além disso, muitos capacetes de futebol americano agora incluem tecnologias de proteção avançadas, como sensores que medem o impacto da cabeça e enviam informações para o banco de dados da NFL, a fim de ajudar a identificar e prevenir lesões.

O que é o Show do Intervalo do Super Bowl?

rihanna
Rihanna se apresentará no show do intervalo do Super Bowl deste ano. Imagem: Shutterstock

O Show do Intervalo do Super Bowl é um evento musical que ocorre durante o intervalo do Super Bowl, o campeonato de futebol americano da NFL. É um dos maiores eventos de entretenimento televisado do ano, sendo assistido por milhões de pessoas em todo o mundo. O show é conhecido por apresentar alguns dos maiores artistas da música pop, rock, hip-hop, R&B, e outros gêneros, e é uma oportunidade para esses artistas apresentarem seus sucessos e novas músicas para uma audiência global. O Show do Intervalo do Super Bowl é amplamente considerado como um marco da cultura popular americana e é uma tradição que se mantém até hoje.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!