A primeira etapa do plano de vacinação contra a Covid-19 de 2023 irá começar na próxima semana, no dia 27 de fevereiro, já com as vacinas bivalentes da Pfizer. Em relação aos imunizantes anteriores, este protege contra a cepa original e as subvariantes ômicron.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha começará pelos grupos com mais riscos de contrair a doença, desde que as pessoas tenham sido imunizadas com ao menos duas doses da vacina monovalente. Ou seja, quem tomou apenas uma dose até agora, terá que tomar a segunda dose antes de estar apto a tomar a bivalente.

publicidade

Veja a ordem de vacinação desta primeira etapa:

  • Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Fase 2: 60 a 69 anos;
  • Fase 3: Gestantes e puérperas;
  • Fase 4: Profissionais da saúde.
Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde, fala sobre vacinas bivalentes
Nísia Trindade Lima, ministra da Saúde, fala sobre vacinas bivalentes. Imagem: Salty View / Shutterstock

Estou muito confiante nessa campanha de vacinação, mas sei que ela é muito complexa. Vamos trabalhar para reduzir os gargalos todos. A resposta não será única. Alguns municípios avançaram bem, outros, não.

Nísia Trindade, ministra da Saúde

Leia também:

publicidade

Quem deve tomar a vacina bivalente?

O ministério também quer intensificar aumentar a cobertura vacinal entre os maiores de 12 anos. Atualmente, a recomendação oficial é de que pessoas abaixo de 40 anos estejam vacinados com até 1 dose de reforço e que pessoas com mais de 40 anos tenham até 2 doses.

Mas, a depender da condição de vacinação, o Plano Nacional de Vacinação de 2023 prevê o seguinte esquema para tomar a dose de reforço bivalente:

publicidade
VacinadoRecomendação
Nenhuma doseDoses 1 e 2 + Reforço com bivalente
Dose 1Dose 2 + Reforço com bivalente
Dose 2Reforço com bivalente
Doses 1 e 2Reforço com bivalente
Doses 1 e 2 + Dose de reforço 1Reforço com bivalente
Doses 1 e 2 + Doses de reforço 1 e 2Reforço com bivalente

Com informações do G1.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!