Acabou a época em que os fãs de filmes precisavam sair de casa para o cinema, a fim de acompanhar os maiores lançamentos da semana. Isso porque, com a democratização do acesso à internet, e a popularidade dos serviços de streaming, basta você sentar no sofá, abrir um aplicativo como o Amazon Prime Video e escolher à dedo as franquias mais famosas da história do cinema para assistir.

O Prime Video é o serviço de streaming da Amazon, e conta com um extenso catálogo de filmes, séries, e documentários para entreter os assinantes. Por uma taxa mensal de R$ 14,90, é possível acessar mídias autorais do próprio serviço e até produções bastante famosas de outros estúdios.

publicidade

Leia mais:

Homem-Aranha

Da esquerda para direita: Peter Parker interpretado por Tobey Maguire, Tom Holland e Andrew Garfield
Da esquerda para direita: Peter Parker interpretado por Tobey Maguire, Tom Holland e Andrew Garfield (Divulgação/Sony)

As adaptações de Homem-Aranha para o cinema foram inspiradas na história em quadrinhos de mesmo nome, publicada inicialmente em 1962 pela editora Marvel Comics e desenvolvida por Stan Lee. Embora com algumas mudanças, dependendo do universo explorado, a narrativa segue de modo bastante similar nas telonas e nas páginas dos gibis: Peter Parker é um adolescente órfão que mora com os tios em Nova Iorque, detém uma mente brilhante, e sofre ataques constantes de bullying na escola por ser tímido e inteligente.

publicidade

Mais tarde, ao visitar o laboratório do Dr. Connors em uma excursão da escola, ele é picado por uma aranha radioativa. Após algum tempo, Peter percebe mudanças estranhas em seu corpo e passa a desenvolver habilidades especiais, as quais mais tarde se tornam fundamentais para transformá-lo em super-herói. Nesse meio tempo, seu tio vem à óbito após ser vítima de um assaltante e força Peter a lutar contra o luto, e enxergar uma forma de ajudar as pessoas. É, então, que assume o alterego de Homem-Aranha para lidar com as ameaças criminosas em Nova Iorque.

A plataforma disponibiliza, atualmente, as três sagas do Cabeça de Teia, estreladas por Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland. Os filmes disponíveis são:

publicidade

Filmes com Tobey Maguire

  • Homem-Aranha (2002)
  • Homem-Aranha 2 (2004)
  • Homem-Aranha 3 (2007)

Filmes com Andrew Garfield

publicidade
  • O Espetacular Homem-Aranha (2012)
  • O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)

Filmes com Tom Holland

  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
  • Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
  • Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Pânico

Vilão Ghostface (Cara de Fantasma) (Divulgação/Dimension Films)
Vilão Ghostface (Cara de Fantasma) (Divulgação/Dimension Films)

Pânico é uma franquia bem-sucedida de filmes de terror, cujo subgênero destacado é o Slasher. Criado por Kevin Williamson e Wes Craven, o primeiro longa foi lançado nos Estados Unidos em 1996 e revolucionou o gênero Slasher por trazer consigo um vilão bastante inteligente, mascarado, e sanguinário. A obra foi estrelada, inicialmente, por três atores: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette.

A história tem início quando uma onda de assassinatos brutais acomete uma cidade pacata do interior. Um serial killer, que porta uma faca enorme e uma máscara com rosto de fantasma, telefona para jovens em busca de assustá-los. As vítimas precisam acertar perguntas sobre filmes de terror, e se errarem, o assassino invade a casa e os dilacera à facadas. Conforme os assassinatos chamam cada vez mais atenção, seja da polícia ou dos repórteres, novas vítimas aparecem. Dentre elas, Sidney Prescott (Campbell) sofre uma tentativa de homicídio pelo serial killer, mas acaba sobrevivendo.

Mas é justamente o fato de ela ter sobrevivido o que a torna tão especial para o assassino. Por isso, ele inicia uma jornada obsessiva para matá-la a qualquer custo. Diferente de outros vilões dos filmes, este luta, mas também apanha, é estratégico, mas comete erros; e toda a narrativa gira em torno de um jogo de gato e rato onde o último a sobrar será aquele que ficará vivo. Acompanhe os filmes:

  • Pânico (1996)
  • Pânico 2 (1997)
  • Pânico 3 (2000)
  • Pânico 4 (2011)
  • Pânico 5 (2022)

Harry Potter

Da esquerda para a direta: Ron (Rupert Grint), Harry (Daniel Radcliffe), e Hermione (Emma Watson) (Divulgação/Warner Bros)
Da esquerda para a direta: Ron (Rupert Grint), Harry (Daniel Radcliffe), e Hermione (Emma Watson) (Divulgação/Warner Bros)

Os filmes de Harry Potter são uma adaptação da saga de livros com mesmo nome, escrita pela autora J. K. Rowling e publicada a partir de 1997. Considerada um marco na literatura fantástica e uma das franquias de livros mais vendidas do mundo, os filmes não abordam narrativas tão longe das páginas dos livros.

Harry é um menino órfão que vive de favor na casa dos tios, chamados Válter e Petúnia Dursley. O garoto é explorado de todas as formas possíveis e vive dentro de um quarto empoeirado embaixo da escada da sala. Até o seu primo, Duda, também implica com ele e o maltrata. As implicações se tornam tão frequentes que, durante acessos de raiva, Harry começa a expressar habilidades especiais, embora não saiba como isso é possível.

Após a casa onde eles moram ser enxurrada por cartas e corujas que não param de aparecer, a família decide tirar alguns dias de férias em um local distante e deserto. É quando o meio-gigante, chamado Hagrid, invade o local para entregar pessoalmente uma carta especial à Harry e um bolo de aniversário. Aos poucos, Harry descobre que é um bruxo e, por isso, era destratado pelos tios. A jornada mágica do menino começa quando ele ingressa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e precisa aprender a realizar feitiços, fazer poções, voar em vassouras mágicas, e muito mais. Veja a ordem de filmes abaixo:

  • Harry Potter E A Pedra Filosofal (2001)
  • Harry Potter E A Câmara Secreta (2002)
  • Harry Potter E O Prisioneiro de Azkaban (2004)
  • Harry Potter E O Cálice De Fogo (2005)
  • Harry Potter E A Ordem da Fênix (2007)
  • Harry Potter E O Enigma Do Príncipe (2009)
  • Harry Potter E As Relíquias Da Morte: Parte I (2010)
  • Harry Potter E As Relíquias Da Morte: Parte II (2011)

Crepúsculo

Personagens principais do primeiro filme da saga Crepúsculo (Divulgação: Summit Entertainment)
Personagens principais do primeiro filme da saga Crepúsculo (Divulgação: Summit Entertainment)

A saga Crepúsculo é mais um exemplo de produção adaptada de livros. Desenvolvida e publicada por Stephenie Meyer a partir de 2005, a literatura foi adaptada para filmes em 2008 pela produtora Summit Entertainment e se tornou um sucesso de bilheteria entre os jovens-adultos da época.

A trama tem início quando a protagonista, Bella Swan (Kristen Stewart) se muda da casa da mãe em Phoenix para passar um tempo com seu pai, Charlie (Billy Burke), na chuvosa cidadezinha de Forks. Bella é uma adolescente introspectiva e de poucas palavras, mas que rapidamente conquista a atenção dos colegas da escola e faz novos amigos. Em meio à sua recente chegada, ela é apresentada pelos amigos à família Cullen.

Dentre os membros desta estranha família, o jovem Edward (Robert Pattinson) chama a sua atenção e ambos são forçados a conviver em sala de aula em uma dupla no laboratório de ciências. Conforme Edward apresenta estranhos hábitos de comportamento, Bella fica cada vez mais intrigada pelo colega, até que o inesperado acontece: ele a salva de um atropelamento ao empurrar uma van com a mão. Mal sabia ela que este era apenas o início de um grande problema e que sua vida tomaria um rumo perigoso. Confira a ordem cronológica dos filmes abaixo:

  • Crepúsculo (2008)
  • Lua Nova (2009)
  • Eclipse (2010)
  • Amanhecer: Parte I (2011)
  • Amanhecer: Parte II (2012)

Pitch Perfect (A Escolha Perfeita)

Personagens principais do primeiro filme da trilogia A Escolha Perfeita (Divulgação: Universal Pictures)
Personagens principais do primeiro filme da trilogia A Escolha Perfeita (Divulgação: Universal Pictures)

O longa é um filme de comédia musical, ambientado no campus de uma universidade dos Estados Unidos. Lançado em 2012 pela Universal Pictures, o elenco apresenta nomes como Anna Kendrick, Anna Camp, Brittany Snow, Rebel Wilson, e muito mais.

Beca (Kendrick) está infeliz por ter de estudar na mesma universidade em que seu pai leciona. Contudo, conforme o grupo musical Barden Bellas perde mais uma competição de canto e precisa abrir novas inscrições para receber mais membros, Beca descobre que também pode cantar. Assim, ela se torna fundamental para auxiliar o grupo a dar uma repaginada no repertório e finalmente bater de frente contra o seu rival: os meninos do Treblemakers.

As equipes de música competem entre si para ganhar o Campeonato Regional de Música, mas até o evento acontecer de fato, muitas batalhas informais e confusões serão performadas pelo campus. Veja a sequência de filmes:

  • A Escolha Perfeita (2012)
  • A Escolha Perfeita 2 (2015)
  • A Escolha Perfeita 3 (2017)

Com informações: Amazon Prime Video.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!