Chamado por muitos de “mini-Chelie”, em referência ao meteoro de Chelyabinsk, ocorrido na Rússia em 2013, um bólido (designação para bolas de fogo excepcionalmente brilhantes) iluminou intensamente os céus da Bahia há cinco anos, transformando a noite em dia em alguns municípios do estado.

Análises posteriores concluíram que se tratava da passagem de um asteroide com cerca de 10 toneladas pela atmosfera da Terra, a quase 50 mil km/h. 

Visto em Salvador e toda a costa leste baiana, além de parte do Sergipe, o meteoro resultou da entrada da rocha espacial na atmosfera terrestre às 22h27 (horário local), explodindo sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 95 Km da Praia de Garajuba e aproximadamente 20 Km de altitude. 

Para saber mais detalhes sobre o fenômeno, um dos maiores impactos registrados no Brasil nos últimos anos, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (24), que vai receber um dos profissionais envolvidos nas análises, o astrônomo amador Lauriston Trindade, codescobridor das primeiras chuvas de meteoros identificadas por brasileiros.

publicidade
O convidado desta sexta-feira (24) do Programa Olhar Espacial é o astrônomo amador Lauriston Trindade, que esteve envolvido nas análises do meteoro que explodiu sobre a Bahia em 2018. Imagem: Arquivo pessoal

Ele é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Fortaleza, no Ceará, e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), desde julho de 2015. Também é membro da Organização Internacional de Meteoros (IMO) e foi representante do Brasil e da BRAMON na Conferência Internacional de Meteoros em 2017, na Sérvia, e em 2018, na Eslovênia.

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!