A China está disposta a produzir drones militares em larga escala para reforçar o poder bélico do Exército russo na Ucrânia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24) pelo revista de notícias alemã Der Spiegel.

A publicação afirma que a empresa envolvida nas negociações com militares da Rússia é a Xi’an Bingo Intelligent Aviation Technology, uma fabricante chinesa de drones.

Resumo do caso

  • O acordo prevê que a empresa entregue primeiro pelo menos 100 unidades do seu drone ZT-180.
  • A entrega para o Ministério da Defesa da Rússia estaria marcado para abril.
  • O modelo é bem-parecido com o Shahed 136, de origem iraniana, que também foi usado pelos russos na guerra (já falamos mais sobre ele aqui).
  • Segundo especialistas, o veículo pode voar equipado com uma carga de até 50 kg de explosivos.

O acordo entre as partes não para por aí, e também envolveria até a transferência de peças e conhecimento para os russos, permitindo a fabricação local de drones de combate, acrescentou a revista alemã. Em tese, isso permitiria à Rússia montar pelo menos 100 novos drones por mês.

publicidade

Leia mais:

Quando questionado sobre o negócio, o Ministério das Relações Exteriores chinês negou o fornecimento de armas à Rússia, no entanto, nada respondeu sobre o possível fornecimento de drones militares.

Vale destacar que a China é um dos poucos países que ainda não se posicionou contra a Guerra da Ucrânia, permanecendo em posição neutra na votação desta quinta-feira (23) na Assembleia Geral da ONU, que pediu a retirada das tropas russas do país vizinho.

Imagem principal: Parilov/Shutterstock

Com informações da AFP

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!