A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (27) na MWC 2023 que o Snapdragon Satellite, seu sistema de comunicação via satélite, será disponibilizado para vários aparelhos em 2023, incluindo modelos mais básicos e menos caros.

Durante apresentação na feira, a empresa confirmou que a tecnologia funcionará em todos os smartphones equipados com novos processadores de entrada e intermediário das séries 4, 6 e 7, derivados da plataforma Snapdragon 8 Gen 2

publicidade

Leia mais:

Várias fabricantes já abraçaram a ideia. Entre os nomes mais conhecidos estão: Motorola e Xiaomi, dupla “queridinha” dos consumidores brasileiros, OPPO e Honor. 

publicidade

Segundo a Qualcomm, os novos dispositivos não devem demorar muito para chegar aos consumidores. Os primeiros anúncios estão marcados para começar a partir do segundo semestre de 2023.

O que você precisa saber sobre a tecnologia da Qualcomm

  • O Snapdragon Satellite é a resposta ao SOS de emergência da Apple, incluso no iPhone 14. A diferença fica por conta da capacidade de comunicação de mensagens bidirecionais presente no sistema da Qualcomm.
  • A tecnologia funciona graças aos 66 satélites de órbita baixa da Iridium, especialista em comunicação por satélite, e também oferecerá suporte para redes 5G não terrestres à medida que essas infraestruturas começarem a ganhar espaço.
  • O sistema também rivaliza com uma proposta parecida apresentada recentemente pela rival MediaTek.
  • De início, apenas EUA e Europa terão acesso à novidade. O prazo de expansão do serviço para outras regiões ainda não foi anunciado.

A má notícia é: como a tecnologia apresentada em janeiros na CES está integrada ao chipset, celulares “antigos” equipados com o potente Snapdragon 8 Gen 1 não vão receber suporte à tecnologia.

publicidade

Imagem principal: Divulgação/Qualcomm

Via: Wccftech

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!