O novo recurso SOS de emergênciavia satélite da Apple, que funciona desde o final do ano passado, mostrou sua eficácia em um resgate com risco de vida.

O episódio aconteceu com duas mulheres no deserto próximo a McBride, localizado na Colúmbia Britânica, Canadá. Elas relataram que o incidente ocorreu após o fechamento de uma rodovia no percurso, que as levou a seguir uma rota alternativa por uma estrada de serviço florestal (Holmes Forest Service Road).

Distância entre o destino final e a localização em tempo real das mulheres quando acionaram o recurso
Distância entre o destino e a localização em tempo real das mulheres / Reprodução: Times Colonist

As duas contaram que, parte do percurso havia sido arado, então prosseguiram até onde havia caminho para seguir. No final, perceberam que se tratava de uma grande parede de neve. Nesse momento, ambas notaram que não tinham sinal e recursos de comunicação. Por sorte, ambas contavam com aparelhos da linha iPhone 14, que conta com o recurso de SOS de emergência via satélite, e possibilitou o resgate emergencial das duas e do veículo.

Leia mais:

publicidade

Dwight Yochim, gerente sênior do serviço de busca e resgate local (BC Search and Rescue) responsável pelo encontro das duas mulheres, disse em comunicado que, ambas estavam presas a cerca de 12 quilômetros na estrada de neve, e que sem o recurso de emergência, poderia levar mais de uma semana para localizá-las.

Como o SOS de emergência funciona

O gerente do serviço de busca também explicou como o serviço funciona. Yochim afirma que, quando ativado, o recurso envia uma notificação para o Northern 911 (um serviço de call center no Canadá), que em seguida ativa uma chamada para serviços de emergência na Colúmbia Britânica com as informações e localização do acionante. O serviço deve funcionar da mesma forma em outras regiões, mas direcionando aos canais de resgate e orientação de seus respectivos países.

SOS via satélite ainda não está disponível no Brasil

Infelizmente o serviço de emergência via satélite da linha iPhone 14 ainda está restrito aos Estados Unidos e Canadá, assim não existe cobertura nos demais países, pelo menos por enquanto. A expectativa é que o recurso chegue em breve com uma futura atualização do iOS.

Via: Times Colonist

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!