Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente pela Microsoft, a Intel já está preparando o terreno para o suporte ao Windows 12 nos seus processadores de última geração. Pelo menos é o que diz @leaf_hobby, um “vazador” de informações sobre hardware conhecido no Twitter por divulgar especificações de chips da empresa antes do lançamento.

A Intel teria mencionado em relatórios internos que as CPUs “Meteor Lake”, sua nova plataforma da para desktop, virá com suporte oficial ao Windows 12, mostrava um postagem do usuário (agora excluída da rede social).

publicidade
  • Por enquanto, a Intel e a Microsoft ainda não emitiram nenhum comentário sobre o possível vazamento.
  • Os processadores Meteor Lake com recursos de IA estão previstos pata chegar no final deste ano ou início de 2024, segundo o cronograma da Intel.
  • Eles serão os primeiros da empresa fabricados no processo de 7 nm e com design de “chiplet”, ou seja, com matrizes separadas para a CPU e gráfico integrado, por exemplo.

Se a Microsoft realmente deseja que a próxima versão do Windows utilize IA de forma mais ampla, será importante trabalhar em colaboração com parceiros para criar chips capazes de lidar com aplicações inteligentes — o que ajuda a explicar o motivo da Intel já falar do Windows 12 internamente.

A concorrente AMD também está de olho nessa tendência. A empresa lançou recentemente seus processadores Ryzen 7000 para notebooks, os primeiros chips com arquitetura x86 do mercado com mecanismo de IA dedicado, afirma a fabricante.

publicidade

A dupla está sofrendo para alcançar o ritmo da Apple e seu mais recente processador M2, que possui um chip de IA capaz de lidar com 15,8 trilhões de operações por segundo. A Maçã usa a novidade para acelerar tarefas de reconhecimento de voz, processamento de imagens e muito mais.

Leia mais:

publicidade

O que sabemos sobre o Windows 12 até aqui

  • A Microsoft ainda não apresentou nenhum plano ou cronograma de lançamento do novo sistema.
  • O próximo Windows virá repleto de recursos de IA (inteligência artificial).
  • Conteúdo recomendado por IA também aparecerá no menu Iniciar para alguns usuários, dizem rumores.
  • Entretanto, processadores não otimizados para IA não terão suporte para os novos recursos. Se o seu processador for mais antigo, por exemplo, pode ser que seja impossível aproveitar as últimas novidades sem trocar de PC.
  • A Microsoft voltou a um ciclo de lançamento de três anos com o lançamento do Windows 11 após indicar no passado que o Windows 10 poderia ser “a última versão” do sistema operacional.
  • Isso significa que a próxima versão deve ser lançada oficialmente em 2024 — assim como as novas CPUs da Intel. 

O chefe do Windows, Panos Panay, já havia adiantado na CES 2023 que “a IA vai reinventar como você faz tudo no Windows”. Por ora, a Microsoft começou a se concentrar em atualizar o Windows 11. A última grande atualização foi liberada no início desta semana, com o Bing alimentado por IA adicionado à barra de tarefas, um recurso nativo de gravação de tela e mais novidades.

Imagem principal: PixieMe/Shutterstock

publicidade

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!