Se tudo der certo, o projeto Artemis pretende levar o homem de volta à Lua em 2025. No entanto, uma das características do satélite natural da Terra pode ser uma pedra no caminho dos caminhadores lunares, ou melhor, pode ser poeira no caminho. No entanto, um projeto financiado pela NASA pretende pulverizar esse problema.

A poeira lunar é muito abrasiva, como as fibras de vidro, e foi um problema para os caminhantes lunares das missões Apollo. Durante as idas à Lua, ela foi responsável por desgastar trajes e equipamentos, como os rovers.

publicidade

A poeira da lua é eletrostaticamente carregada, abrasiva e chega a todos os lugares, tornando-a uma substância muito difícil de lidar. Você acaba com uma fina camada de poeira, no mínimo, cobrindo tudo.

Ian Wells, principal autor do estudo que vai solucionar o problema da poeira lunar, em comunicado

Por causa disso, uma equipe de pesquisadores de graduação financiados pela NASA desenvolveu um spray de nitrogênio líquido que foi capaz de remover até 98% da poeira lunar, em uma simulação realizada na Terra. A pesquisa foi publicada recentemente na revista  Acta Astronautica.

Leia mais:

publicidade

Poeira lunar nas missões Apollo

Entre 1969 e 1972, a NASA levou doze astronautas para a Lua. As missões duraram até três dias e a caminhada lunar mais longa durou 7,5 horas, na Apollo 17 em 1972. Durante as viagens os tripulantes perceberam, pela primeira vez, o problema que eles tinham sob seus pés.

A poeira da Lua entrava quase em todos os lugares, e escovar equipamento não adiantava muito para retirá-la. Além disso ela corroía motores, selagem de trajes e eletrônicos, o que causava problemas e muitos custos.

publicidade

Alguns astronautas das missões Apollo também começaram a desenvolver “febre do feno lunar”, uma espécie de rinite alérgica que poderia vir a trazer problemas maiores, tudo isso por causa da poeira da Lua.

Sanando o problema na Artemis

A preocupação de sanar esses problemas nas missões Artemis se deu por causa do futuro do projeto que pretende construir instalações humanas de longa duração na Lua. Lidar com a poeira lunar durante meses é muito mais preocupante para NASA, do que apenas alguns dias como na Apollo. Dessa forma, o spray de nitrogênio líquido se torna muito útil.

publicidade

O efeito pode ser visto quando alguém derrama água fria em uma frigideira quente, onde ela se espalha e se move pela panela. Pulverize o nitrogênio líquido muito frio em um material coberto de poeira mais quente, e as partículas de poeira se acumulam e flutuam no vapor de nitrogênio.

Pesquisadores, em comunicado

O spray de nitrogênio líquido não é muito abrasivo e por isso é eficaz na remoção da poeira lunar. Além disso, escovar pode causar danos ao traje espacial em uma única sessão. Enquanto, é preciso utilizar o novo método pelo 75 vezes para ele ter o mesmo efeito.

Agora os pesquisadores querem continuar estudando e realizando testes com o spray para entender as interações entre a poeira lunar e o nitrogênio líquido. Eles também pretendem testar o método em um ambiente de gravidade lunar simulada, cerca de seis vezes menor que a da Terra.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!