A Anvisa publicou uma Resolução em que determina a apreensão e proibição de comercialização, distribuição e uso de unidades falsificadas dos medicamentos Deca-Durabolin e Durateston. Enquanto o primeiro se trata de um esteroide anabolizante, o segundo é usado na reposição de testosterona.

  • A Anvisa identificou unidades falsificadas de Durateston e Deca-Durabolin
  • A população pode identificar a falsificação verificando o rótulo do medicamento
  • Estes medicamentos com o rótulo de fabricação da Schering-Plough que estejam dentro do prazo são falsos, segundo a Anvisa
  • Em caso de suspeita de falsificação, a Anvisa orienta a procura da farmacêutica Aspen Pharma para verificação e também a notificação da própria agência pelo sistema Notivisa

Segundo nota emitida pela Anvisa, esta medida foi tomada após o órgão ser informado pela empresa Aspen Pharma Indústria Farmacêutica Ltda sobre a circulação de unidades falsificadas destes medicamentos no mercado brasileiro.

publicidade

Leia mais:

A proibição não é para estes medicamentos em si, e sim para lotes falsificados das medicações. A Anvisa explica que as unidades falsificadas dos dois remédios têm em seus rótulos a informação de que são fabricados pela empresa Schering-Plough. No entanto, os registros de Deca-Durabolin e Durateston desta empresa foram cancelados em 2017.

publicidade

Assim, todas as unidades desses dois medicamentos comercializados com a fabricação da empresa Schering-Plough que ainda estejam dentro do prazo de validade são terminantemente falsas, segundo a Anvisa. A Anvisa ainda destaca que ambos os medicamentos estão registrados em nome da Aspen Pharma.

Exemplo de medicação falsificada, segundo a Anvisa. Imagem: Anvisa/Reprodução

Recomendações da Anvisa

A recomendação para a população é que a compra de medicamentos seja feita apenas em estabelecimentos regularizados, com o medicamento vendido dentro da embalagem completa com nota fiscal.

publicidade

Além disso, a Anvisa recomenda à população que confirme na embalagem se o fabricante destes dois medicamentos é a Aspen Pharma. Em caso de identificação de medicamentos com suspeita de falsificação (rótulo da Schering-Plough dentro do prazo de validade), a recomendação é que o produto não seja utilizado e que o indivíduo entre em contato com a Aspen Pharma para verificação da autenticidade do mesmo.

Outra recomendação da agência é que esta identificação seja comunicada imediatamente à Anvisa, de preferência a partir do sistema Notivisa.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!