Elon Musk vira alvo de investigação da FTC por decisões tomadas no Twitter

Demissões em massa e o lançamento do Twitter Blue estão entre os temas investigados pelas autoridades
Gabriel Sérvio08/03/2023 11h13
Elon Musk
Desde que Elon Musk assumiu o comando do Twitter, as equipes da rede social foram reduzidas significativamente. Conforme mostram dados registros internos da empresa vistos pela CNBC, o número de funcionários diminuiu de 7,5 mil para 1,3 mil funcionários desde que o bilionário sul-africano comprou a empresa, uma redução de quase 80% (Imagem: kovop/ Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Reguladores da FTC (“Federal Trade Commission”) estão avaliando de perto algumas decisões controversas tomadas por Elon Musk desde que o executivo assumiu as rédeas do Twitter.

As demissões em massa, que continuam em curso, e o polêmico lançamento do Twitter Blue estão entre os temas investigados pelas autoridades, bem como a quebra de um acordo firmado em 2022.

  • A rede social, em conjunto com FTC, prometeu atenção especial em assuntos como segmentação de anúncios e propaganda enganosa.
  • Na época, o Twitter inclusive concordou em implementar um “programa abrangente de privacidade e segurança” para proteger os usuários. 
  • A quebra das regras pode gerar multa de US$ 150 milhões.
  • A principal preocupação dos legisladores é a possibilidade de o Twitter não ter posto nada disso em prática sob a liderança de Musk

O The Wall Street Journal, por exemplo, informa que a agência já enviou vários comunicados à empresa nos últimos meses em busca de mais informações e até agora não obteve nenhum retorno. A FTC também demonstrou “profunda preocupação” com a saída dos principais executivos de privacidade e segurança da rede social e também levantou questionamentos sobre o lançamento apressado do Twitter Blue — supostamente liberado para todos sem uma análise criteriosa de privacidade ou segurança —, outra exigência do acordo com a FTC.

No mesmo sentido, o Bloomberg também apontou antes que o acordo também exige que o Twitter limite o acesso interno aos dados dos usuários, o que também não ficou claro se está sendo cumprido ou não, dizem especialistas em segurança.

Leia mais:

O que diz Elon Musk?

Em um tuíte postado nesta segunda-feira (7), o bilionário chamou as ações da FTC de “caso vergonhoso de armamento de uma agência governamental para fins políticos e supressão da verdade”.

Resta saber quais serão os próximos capítulos deste embate que pode gerar multa pesada para o Twitter.

Imagem principal: kovop/Shutterstock

Com informações do Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.