Trajes lunares dos astronautas da Artemis vão ser mostrados

Após mais de 50 anos, trajes lunares vão ser remodelados para a missão Artemis 3
Lucas Soares09/03/2023 15h44, atualizada em 10/03/2023 09h13
apollo17
[ Eugene Cernan, Jeep Lunar e a bandeira americana implantada durante a Missão Apollo 17 - Créditos: NASA ]
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o sucesso da Artemis 1, a NASA já anunciou a segunda parte da missão para o fim do ano que vem. Dessa vez, com tripulação, como preparação para a Artemis 3, que finalmente vai colocar humanos no solo lunar após mais de 50 anos. Mas de lá para cá muita coisa mudou, inclusive os trajes lunares, que vão ter seu novo visual revelado.

A boa notícia é que, se você está curioso, não vai demorar muito para conhecer os trajes lunares da missão Artemis. A NASA revelou nesta quinta-feira (9), que vai apresentar as novas roupas feitas em parceria com a Axion Space no próximo dia 15.

“Novos trajes lunares que permitem aos humanos explorar a superfície da Lua aumentam nossa capacidade de exploração humana no espaço”, disse a NASA no anúncio.

“Sob Artemis, novos trajes espaciais de exploração e outros sistemas de mobilidade humana na superfície, o foguete do Sistema de Lançamento Espacial, a Orion Spacecraft, sistemas terrestres, Gateway e sistemas de pouso humano permitirão à NASA devolver os humanos à Lua e estabelecer uma presença de longo prazo lá”, completou ainda.

Leia mais:

Artemis 2 em 2024

NASA anunciou que suas análises confirmaram o sucesso da missão Artemis 1, abrindo caminho para a missão Artemis 2, que pretende enviar uma nave tripulada à Lua no final de 2024.

O cronograma só é possível por causa do sucesso da missão Artemis 1, que foi concluída em dezembro do ano passado, com a cápsula Orion – sem ocupantes – entrando em órbita ao redor da Lua em seu voo teste, antes de retornar à Terra. A cápsula foi impulsionada pelo novo foguete SLS, caracterizado como o mais potente do mundo.

Na época, a NASA afirmou que a equipe de análise pós voo continuaria revisando os dados e conduzindo os relatórios finais. Apesar de a análise ter confirmado o sucesso da missão, o administrador associado da NASA, Jim Free, disse que a análise detalhada da missão continua.

Em uma coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube, Jim Free confirmou que as primeiras avaliações permitem que a segunda missão decole até “o final de novembro 2024”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: