Os cineastas australianos Leon Deschamps e Shane Thompson encontraram uma estátua de Buda em uma praia da Austrália Ocidental. O artefato minúsculo de bronze foi avaliado em mais de 600 mil reais.
Essa descoberta pode mudar o que sabemos sobre a história das migrações humanas. Segundo especialistas, a miniatura de Buda deveria pertencer à dinastia Ming — sistema que governou a China entre 1368 e 1644. A estátua descoberta pode indicar que marinheiros chineses desembarcaram na Austrália muito antes dos europeus.
Leia mais:
- TikTok invadido? Veja se sua conta foi hackeada e como recuperá-la
- Telefone popular: o que é e quem tem direito?
- China negocia venda de drones militares para a Rússia
Deschamps contatou o programa de televisão Antiques Roadshow – onde avaliadores de antiguidades analisam objetos – para comprovar sua tese.
Detalhes sobre a tese do cineasta
- Ele acredita que a estátua foi deixada na praia por volta de 1420 e trazida por um ‘Bao Chuan’, (navio do tesouro chinês). Essas embarcações eram parte da frota do almirante Zheng He, que explorava o mundo em busca de minerais.
- Lee Young, especialista em arte asiática do Antiques Roadshow, confirmou que a estátua pertenceu à dinastia Ming entre os anos 1368 e 1644.
- “É um Buda infantil. Ele foi trazido em cerimônias para celebrar o aniversário de Buda, e é por isso que é retratado dessa forma”, afirmou Lee Young.
Ocasionalmente, aparece um objeto com uma história incrível que o torna quase um tesouro mundial. A história sobre esse pequeno Buda e sua jornada para chegar aqui hoje, para mim, torna este um objeto excepcional.
Lee Young, do Antiques Roadshow.
A estátua de Buda foi encontrada pela dupla enquanto detectavam metal em busca de objetos da era napoleônica, que seriam usados em um documentário sobre a exploração francesa na Austrália, no início dos anos 1800.
Com informações de Uol.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!