O Ingenuity, helicóptero da NASA que investiga Marte desde fevereiro de 2021, realizou seu 47º voo no Planeta Vermelho na última quarta-feira (9), sendo flagrado pelo rover Perseverance, seu companheiro de missão.

O helicóptero Ingenuity, durante seu 47º voo em Marte, realizado dia 9 de março de 2023, fotografado por uma câmera no rover Perseverance. Imagem: NASA/JPL-Caltech

Imagens feitas pelo próprio Ingenuity mostram o helicóptero de 1,8 kg subindo para as colinas marcianas atrás do rover.

publicidade

Leia mais:

Esperava-se que o 47º voo do drone explorasse alvos científicos a sudoeste antes de conduzir o Perseverance na direção de buscar evidências de vida antiga em Marte, segundo o plano de voo anunciado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA.

publicidade

Na ocasião, o Ingenuity cobriu 440 metros de distância, atingindo um novo pit stop, apelidado de “Airfield Iota” no registro de voo, após vários voos anteriores entre os aeródromos existentes. A velocidade máxima atingiu típico 5,3 m/s, e o drone permanece em boa saúde enquanto se prepara para o voo de número 50, programado para acontecer em algumas semanas.

O Ingenuity e o Perseverance também trabalharam juntos para enviar para a Terra mais imagens do voo do que o habitual, usando satélites em órbita ao redor do Planeta Vermelho e a Deep Space Network da NASA, rede de antenas internacionais posicionadas em pontos estratégicos na Terra que tem a função de realizar comunicações e monitoramento com as diversas naves espaciais no espaço profundo.

publicidade

Nos registros feitos pela câmera de navegação em preto e branco do Ingenuity é possível ver dunas marcianas passando por baixo do drone, enquanto ele voava até 12 metros, altitude média de seus voos. O Perseverance capturou o voo do Ingenuity de longe usando a câmera de longo alcance Mast-Z do rover.

Dunas estriadas sob o Ingenuity captadas durante seu 47º voo em Marte, em 9 de março de 2023. Imagem NASA/JPL-Caltech

Programado para uma missão inicial de apenas cinco voos, o Ingenuity agora está servindo de navegador para o Perseverance, além de representar um teste antes da missão de retorno de amostras marcianas da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), chamada Mars Sample Return (MSR), projetada para 2033.

publicidade

Isso porque, segundo os planos das duas agências, se o Perseverance não conseguir transportar as amostras coletadas para uma espaçonave de ascensão, dois helicópteros de backup serão responsáveis por coletar os tubos de amostra em forma de sabre de luz que o rover está armazenando na superfície do planeta – e esses helicópteros são baseados no Ingenuity.

Atualmente, o Perseverance e o Ingenuity estão trabalhando juntos em uma campanha batizada de “Delta Top”, que visa explorar uma região que pode ter abrigado um delta de rio e um lago favoráveis à vida bilhões de anos atrás.

Com informações de Space.com

Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!