Moto elétrica é apresentada com “truque” na manga e bateria tripla

A Colibri M22 foi projetada para atender quem mora na cidade, mas não dispensa aventuras fora da estrada
Gabriel Sérvio16/03/2023 16h37
Moto elétrica Colibri M22
Imagem: Divulgação/Colibri
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O salto na popularidade dos veículos elétricos de duas rodas, especialmente na Europa, gerou uma avalanche de modelos “diferentões” no mercado, alguns até se confundem entre moto e bicicleta elétrica. É o caso da nova Colibri M22. 

Parecida com a saudosa Mobilete, a moto elétrica foi projetada para atender quem mora na cidade, mas não dispensa aventuras fora da estrada. A ideia por trás do modelo foi de Petre Georgescu da Colibri — que também projetou a Humminbird, considerada a bicicleta dobrável mais leve do mundo.

  • Robusta e leve, o modelo é quase um híbrido de mountain bike com motocicleta.
  • A Colibri M22 também esconde um segredo. Como foi projetada para moradores urbanos, é preciso que o veículo caiba em espaços mais apertados, como apartamentos e escritórios. 
  • A solução para garantir mais praticidade no transporte e armazenamento foi oferecer uma estrutura dobrável.
  • Um mecanismo permite que o amortecedor traseiro seja “destacado” do braço oscilante, que dobra para fora em direção ao centro da moto. 
Nova moto dobrável Colibri M22 cabe até no elevador. Imagem: Divulgação/Colibri

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Ser compacta é importante, mas para ser um dispositivo de mobilidade urbana eficaz, a M22 também precisa ser leve. Sem bateria, o veículo fica abaixo da marca dos 30 kg, diz a fabricante, o mesmo que algumas e-bikes disponíveis no mercado.

No quesito desempenho, a M22 vem com dois modos de pilotagem: o modo estrada e o off-road. No primeiro, a velocidade fica limitada a 50 km/h.

Seu motor de cubo possui 3 quilowatts de potência nominal (ou 4 cavalos). Quando acionado, o modo off-road aumenta a potência para 16 quilowatts (cerca de 21 cavalos), e permite ultrapassar a barreira dos 90 km/h.

Imagem: Divulgação/Colibri

Por fim, quando o assunto é bateria, a M22 chega equipada com não uma, mas três baterias modulares que ficam alojadas entre as pernas do piloto. Cada uma pode ser usada individualmente ou em grupo para melhorar o alcance ou diminuir o peso da moto.

Juntas, o trio promete uma autonomia de 200 km por carga e precisa de duas horas na tomada para recarregar. 

Quanto custa?

O preço de partida do veículo é de US$ 2.799, o que convertido em reais fica bem salgado, mais de R$ 14.600 na cotação atual. O lançamento será feito por meio de uma campanha de crowdfunding, com pré-venda para EUA e Europa disponíveis a partir deste mês.

Confira o vídeo de apresentação da Colibri M22 abaixo.

Imagem principal: Divulgação/Colibri

Via: RideApart

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.