Equinócio: o que é e quando ocorre o fenômeno

Durante os equinócios de outono e primavera, o dia e a noite tem (quase) a mesma duração
Por Layse Ventura, editado por Bruno Ignacio de Lima 21/03/2023 14h40, atualizada em 22/03/2023 06h41
Equinócio de primavera e de outono são marcados por dia e noite com durações iguais
Imagem: Amanda Carden / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já deve ter observado que no verão os dias são mais compridos, enquanto no inverno as noites são mais longas. Porém, existem dois dias do ano em que o dia e a noite têm durações (quase) iguais em todos os lugares do planeta: no equinócio.

Nesta matéria, o Olhar Digital vai te explicar o que é o fenômeno, por que ele ocorre e quando ele acontece.

Leia também:

O que é equinócio?

Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando o Sol está diretamente sobre a Linha do Equador. Por isso, os hemisférios recebem a mesma quantidade de luz e, assim, o dia e a noite têm a mesma duração em todos os lugares da Terra. É dessa particularidade que vem a palavra equinócio, que no latim significa “noite igual”.

Apesar de ocorrer todos os anos, podemos dizer que é um evento raro. Isso porque a Terra obedece tanto a um movimento de translação ao redor do Sol, quanto a um movimento no seu eixo de rotação. Com isso, a incidência de luz sobre os hemisférios será diferente em quase todos os dias do ano, exceto por essas duas datas.

Equinócio de primavera e de outono ocorrem nos dois hemisférios
No equinócio de primavera e de outono, o dia e a noite têm a mesma duração. Imagem: KajaNi / Shutterstock

Curiosamente, durante os equinócios, o Sol nasce exatamente no leste e se põe exatamente no oeste.

Quando ocorre o fenômeno?

Esse evento acontece duas vezes por ano: uma, no início do outono e outra, no início da primavera. Assim como no solstício – que marca o início do verão e do inverno –, as estações são invertidas. Ou seja, quando se comemora o início do outono no hemisfério norte, no hemisfério sul é o começo da primavera, e vice-versa.

As datas específicas podem variar ligeiramente de um ano para o outro, devido a diferenças na órbita da Terra em torno do Sol – que demora 365 e algumas horas. Por isso, a cada quatro anos o fenômeno se atrasa um pouco. Assim, o equinócio do outono no Brasil ocorre entre 20 e 21 de março e o de primavera entre 22 e 23 de setembro – nos países do hemisfério norte é o oposto.

No calendário de 2023, fica assim:

  • Equinócio de outono: 20 de março às 18h25;
  • Equinócio de primavera: 23 de setembro às 03h50.

Com informações de Toda Matéria (1 e 2).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.