A principal explicação para a origem da Lua é que um planeta chamado Theia, com tamanho semelhante ao de Marte, colidiu com a Terra e os detritos resultantes acabaram por formar o satélite. Agora, pesquisadores apontam que esse mesmo evento pode ter originado as placas tectônicas.

A hipótese foi apontada pelo geodinamicista Qian Yuan, da Caltech, na Conferência de Ciências Lunares e Planetárias. Ela sugere que o planeta passou a ter placas tectônicas em constante movimento ao mesmo tempo que a Lua surgia. Além disso, ela pode ajudar a encontrar outros planetas semelhantes à Terra.

As placas tectônicas estão a bilhões de anos se movimentando, colidindo umas com as outras fazendo algumas delas sumirem, enquanto outras surgem à medida que elas se separam. Essas movimentações foram responsáveis pelos continentes atuais, surgimentos de cadeias de montanhas e ampliação dos oceanos.

Ao mesmo tempo, todas essas mudanças que aconteceram no planeta resultaram no apagamento da história inicial da Terra, fazendo com que pistas sobre como e quando surgiram as atividades tectônicas se perdessem em meio a suas movimentações.

Para tentar identificar a origem das placas tectônicas, Yuan e seus pares concentraram suas observações em bolhas de materiais enormes, que estão no manto inferior da Terra. Elas são conhecidas como “grandes províncias de baixa velocidade de cisalhamento”, regiões onde as ondas sísmicas se espalham de forma muito mais lenta que o normal.

Até então, outros pesquisadores haviam sugerido que essas grandes províncias de baixa velocidade de cisalhamento eram resultado de antigas placas tectônicas que foram afundadas à medida que colidiram com outras, a muito tempo atrás. No entanto, agora os pesquisadores estão sugerindo que elas na verdade são pedaços densos de Theia que foram afundados no interior da Terra.

Colisão da Terra com planeta

À medida que os pedaços de Theia foram submergindo no manto terrestre, grandes quantidades de rocha líquida começaram a subir e encaixar na parte rígida da Terra. A medida que esse processo continuou elas começaram a provocar o movimento tectônico, cerca de 200 milhões de anos depois da colisão dos dois planetas.

As simulações realizadas pelos pesquisadores sugerem que as bolhas de material no manto inferior da Terra, realmente podem ter originado o tectonismo aqui na Terra. Mas outros pesquisadores não envolvidos no estudo, como geodinamicista Laurent Montési, apontam que isso não implica que elas tenham uma origem extraterrestre.

As características … são uma descoberta bastante recente, são estruturas muito fascinantes, com uma origem muito desconhecida. Este material lá embaixo é algo especial. Mas se tem que ser originalmente extraterrestre, não acho que o caso seja feito.

Laurent Montési, em resposta a Science News

Mas caso seja confirmado que as grandes províncias de baixa velocidade de cisalhamento são pedaços de Theia, isso pode indicar que outros planetas podem possuir atividade tectônica. Até então a Terra é  a única com tectonismo comprovado.

Se você tem uma lua grande, provavelmente tem um impacto grande