Conforme noticiado pelo Olhar Digital, nesta quarta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, data proposta durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada aqui no Brasil, no Rio de Janeiro (ECO-92) e oficializada em fevereiro de 1993.

Desde então, todos os anos, nesta época, acontecem encontros para debater os diversos pontos relacionados a esse patrimônio natural de fundamental importância para o planeta. 

Imagem: ONU/Divulgação

Esses encontros são pautados a cada ano por um tema diferente, que é definido pela ONU com base nos desafios atuais e futuros referentes à questão. Para 2023, o tema escolhido foi “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo”, e a convenção está acontecendo na cidade de Nova York, nos EUA.

Um documento divulgado pela entidade antes da cerimônia de abertura do evento traz um alerta preocupante: nosso planeta está sob risco iminente de escassez de água. No relatório, a ONU afirma que a população está seguindo um caminho perigoso de “consumo vampiresco” da água.

publicidade

Segundo o documento, a escassez de água está se tornando um problema endêmico, em razão de três fatores: a poluição, a demanda exagerada e as mudanças climáticas.

Ainda de acordo com o relatório, 3,5 bilhões de pessoas – ou seja, quase metade da população mundial – já enfrentam condições de estresse hídrico durante uma parte do ano. 

Relatório da ONU diz que quase metade da população mundial já enfrenta condições de estresse hídrico durante uma parte do ano. Imagem: R_Tee – Shutterstock

Leia mais:

Em 2020, quase dois bilhões de pessoas não tinham acesso a água potável, cerca de 3,6 bilhões não tinham saneamento básico e 2,3 bilhões não conseguiam sequer lavar as mãos em casa – em um momento que esse hábito, mais do que nunca, se fazia necessário, com a Covid-19 começando a se espalhar pelo mundo.

De acordo com as estimativas projetadas pelas Nações Unidas, o número de pessoas que vai enfrentar escassez de água nas cidades pode chegar a 2,5 bilhões até 2050.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!