Dados de uma sonda da NASA combinados com imagens de um satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) foram usados na produção de um vídeo incrível divulgado nesta terça-feira (21). O filme é um sobrevoo pela Cratera Jezero, local de pesquisa do rover Perseverance em Marte.

A Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) do satélite europeu Mars Express tem capturado imagens coloridas do Planeta Vermelho desde 2003, conseguindo mapear mais de 90% da superfície marciana em seus quase 20 anos de operação.

Já a Câmera de Contexto (CTX) do Mars Reconnaissance Orbiter – MRO (NASA), como o nome sugere, concede contexto à análise de alta resolução de pontos-chave em Marte, fornecendo uma visão geral do terreno de fundo em torno de rochas menores e alvos minerais.

A sonda MRO chegou ao planeta em 2006, três anos depois da espaçonave europeia. Sua missão principal envolve a busca de vestígios de água que ainda podem existir na superfície marciana, além de outras tarefas, incluindo a transmissão de comunicações de e para rovers e landers da NASA por lá.

publicidade

Marte visto de cima

Esse voo espetacular através de um antigo leito de lago na superfície de Marte revela detalhes da fascinante área conhecida como Cratera Jezero, de 45 km de diâmetro. Confira:

O Perseverance, da NASA, que pousou em fevereiro de 2021, está coletando amostras marcianas para um futuro retorno à Terra e procurando evidências de que a Cratera Jezero, que já foi coberta por água, pode ter hospedado vida microbiana.

Jezero está localizada na borda ocidental de uma planície de Marte chamada Isidis Planitia, uma área que se acredita ter sido criada por um impacto de asteroide. A cratera é um chamado “lago de bacia aberta”, o que significa que a água já fluiu para dentro e para fora desse buraco agora estéril e árido.

Conforme as imagens no vídeo se aproximam da cratera, um canal de saída pode ser visto serpenteando para longe em direção ao espectador. À medida que o vídeo avança ainda mais, dois canais de entrada, chamados Neretva Vallis e Sava Vallis, podem ser observados na borda oeste-noroeste de Jezero.

Rompendo a muralha da borda estão três vales, que também são os restos de rios que secaram bilhões de anos atrás. Esses canais de entrada que costumavam alimentar esse antigo lago com água formaram os ramos mais proeminentes que levam a Jezero. 

Eles eventualmente se ramificam para criar um delta de rio em forma de leque dentro da cratera, uma característica que a equipe do Perseverance deseja explorar.

Leia mais:

Mais de 3,5 bilhões de anos atrás, os canais de Jezero derramaram água sobre a parede da cratera, dando origem a um lago. Hoje, os pesquisadores vêem vestígios de minerais argilosos transportados por essa água da região circundante para o lago. 

Existe a possibilidade de que, durante esse período úmido, a vida microbiana existisse dentro e ao redor da cratera. Se este for o caso, os sedimentos no leito do lago e na costa de Jezero hoje poderiam conter vestígios dessa vida marciana.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!