Semanas após a Microsoft adicionar o novo Bing com ChatGPT no Microsoft Edge, chegou a vez de outro navegador acompanhar a ideia. O Opera confirmou os rumores divulgados no início do mês e acaba de receber um chatbot de IA generativa embarcado com a mesma tecnologia da OpenAI.

Segundo a Opera Software, as novas ferramentas já estão disponíveis para todas as plataformas no desktop, ou seja, Windows, macOS e Linux. 

O conteúdo gerado por IA é um divisor de águas para a navegação na web. Nosso objetivo é usar essas tecnologias para dar aos nossos usuários novos ‘superpoderes de navegação’ — reimaginando como eles aprendem, criam e pesquisam

Joanna Czajka, diretora de produtos da Opera, em comunicado

O que muda no Opera com ChatGPT

  • Além da digitação convencional, o Opera também vai ganhar uma opção que permite “conversar” e receber respostas do chatbot usando textos destacados de uma página.
  • A ferramenta também promete resumir artigos e até ajuda a escrever postagens nas redes sociais.
  • A Opera Software, que pertence a um grupo chinês, também vai adicionar os recursos ChatGPT na barra lateral (assim como a Microsoft fez no Edge).
  • Outra novidade é a chegada do ChatSonic. O bot alimentado pelo novo modelo de linguagem GPT-4 permite gerar imagens a partir de texto.
Imagem: Divulgação/Opera

A Opera Software disse ainda que planeja anunciar mais recursos baseados em IA no futuro. Considerando o “boom” das ferramentas de IA ​​generativa, é esperado que mais navegadores sigam o exemplo dos concorrentes. Recentemente, a Brave Software também disse que está experimentando recursos de IA no seu navegador, o Brave Browser.

Leia mais:

publicidade

Pesquisadores criam “clone” do ChatGPT

Navegando na moda dos bots de inteligência artificial, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, lançaram o Alpaca, um modelo de IA (inteligência artificial) quase igual ao ChatGPT. Saiba mais sobre a novidade.

Imagem principal: Ryan DeBerardinis/Shutterstock

Via: Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!