A Mozilla anunciou a criação da startup Mozilla.ai, que promete construir um ecossistema de IA de código aberto e confiável. O investimento totalizará US$30 milhões.

  • O anúncio acontece próximo ao aniversário de 25 anos da Mozilla;
  • A startup será liderada por Moez Draief como diretor geral;
  • Poucos detalhes foram passados sobre o projeto. Em comunicado, a empresa prometeu dar informações sobre a startup nos próximos meses.

A criação da startup vem de uma preocupação com a popularização das ferramentas de IA que mudam não apenas a internet, mas também a comunicação e a sociedade. “Essa nova onda de IA gerou empolgação, mas também apreensão significativa” — disse o presidente executivo da Mozilla, Mark Surman.

publicidade

Leia mais:

No anúncio feito por Surman, a empresa ressalta que o foco do projeto será criar um código aberto de confiança. Conforme relatou o TechCrunch, a empresa está trabalhando com empresas, pesquisadores e governos para criar esse código.

publicidade

Acreditamos que existe um mercado comercial de IA confiável — e que esse mercado precisa crescer se quisermos mudar a forma como a indústria incorpora a IA aos aplicativos, produtos e serviços que usamos todos os dias.

A Mozilla.ai está trabalhando livremente com muitas empresas aliadas, pesquisadores e governos, e tem a oportunidade de criar coletivamente um amontoado de IAs de código aberto de ‘confiança em primeiro lugar’. Se formos bem-sucedidos, o mainstream da indústria usará esse amontoado [de IAs] como parte de seu kit de ferramentas regular.

Mark Surman, presidente executivo da Mozilla.

Para onde a bússola do Safari, o navegador da Apple, aponta?

Safari é o navegador de internet do sistema operacional da Apple, o que significa que todos os aparelhos da marca –– tais como iPhone, iPad e MacBook –– oferecem o recurso para realizar pesquisas. O ícone do software sofreu diferentes atualizações no design ao longo dos anos, mas sempre conservou algo em comum: uma bússola, cuja ponta vermelha sempre aponta para uma única direção. Veja, a seguir, para qual lugar esta bússola aponta no mundo.

De acordo com os históricos da fabricante, a primeira versão do Safari chegou aos dispositivos em 2003 e, desde então, já assumiu como ícone uma bússola. Neste tipo de objeto, o ponteiro destacado sempre aponta para uma direção específica: o norte geográfico. Entretanto, a Apple confirma que o ponteiro não aponta para um lugar específico: o design foi desenvolvido apenas para dar a sensação de movimento, por isso, ele não indica um lugar real no planeta.

publicidade

Seguindo à risca as instruções de funcionamento de uma bússola, a do Safari aponta para a direção norte do lado direito. Então, indica uma orientação na direção nordeste. Isso também é curioso porque o aplicativo “Bússola”, presente na loja de apps da Apple, também oferece um ícone similar e aponta para a mesma direção da bússola do navegador.

Clique aqui e confira a reportagem completa.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!