O cofundador da Intel, Gordon Moore, morreu na sexta-feira (24) aos 94 anos, conforme anunciou a fabricante de chips e computadores. Segundo comunicado, o empresário estava cercado por familiares em sua casa no Havaí no momento da partida.

Quem era Gordon Moore? 

  • Formado em engenharia, Moore lançou a Intel com Robert Noyce em 1968; 
  • Considerado um profeta da tecnologia e pioneiro na indústria de semicondutores, ele criou em 1965 a Lei de Moore — ele escreveu um artigo prevendo melhorias históricas sobre a tendência da indústria de microchips e processadores; 
  • Moore foi presidente executivo da Intel até 1975 e presidente e CEO até 1997. Ele revolucionou o progresso tecnológico mundial. 

Leia mais! 

A Lei Moore, conforme a Intel, previu que o número de transistores que poderiam ser colocados em um chip de silício dobraria em intervalos regulares (de dois anos) em um futuro próximo, aumentando assim exponencialmente o poder de processamento de dados dos computadores — o que de fato aconteceu! 

Intel
Imagem: Ascannio/Shutterstock

A previsão estimulou a revolução tecnológica de computadores e smartphones, movimentando todo o mercado — a Intel e rivais direcionaram agressivamente seus recursos de pesquisa e desenvolvimento para tornar a previsão realidade.  

publicidade

A observação de Moore, e a consequente melhoria na tecnologia, tornou chips mais eficientes e baratos, impulsionando também a Internet e todo o Vale do Silício e suas big techs, como Apple, Facebook e Google.

“Circuitos integrados levarão a maravilhas como computadores domésticos — ou pelo menos terminais conectados a um computador central — controles automáticos para automóveis e equipamentos pessoais portáteis de comunicação”, escreveu Moore em seu artigo, duas décadas antes da revolução do PC e mais de 40 anos antes da Apple lançar o iPhone.

Atualmente, algumas rivais da Intel, como a Nvidia, acreditam que a Lei Moore não é mais válida devido às melhorias na fabricação de chips terem diminuído. No entanto, o atual presidente da Intel, Pat Gelsinger, acredita na contemporaneidade do artigo.

“É muito bom estar no lugar certo na hora certa”, disse Moore em uma entrevista em 2005. “Tive muita sorte de entrar na indústria de semicondutores em sua infância. E tive a oportunidade de crescer de onde não podíamos fazer um único transistor de silício até o momento em que colocamos 1,7 bilhão deles em um chip! Tem sido um passeio fenomenal.”

Segundo a Forbes, Moore tinha um patrimônio líquido de US$ 7,2 bilhões. Ele também:

  • Era defensor das causas ambientais e, com sua esposa, Betty, iniciou uma fundação em favor da causa — Moore doou de cerca de US$ 5 bilhões em ações da Intel para o projeto;
  • O engenheiro também investiu no Instituto de Tecnologia da Califórnia;
  • Apoiou o projeto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI);
  • E ainda recebeu a Medalha da Liberdade, a maior honra civil do país, do presidente George W. Bush em 2002.

Moore e Betty foram casados por 72 anos. Ele deixa dois filhos.

Com informações da Reuters e AP

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!