A primeira frente fria do outono está chegando. A previsão é de fortes temporais no Sul do país. No Norte e no Centro-oeste, são esperadas chuvas moderadas. O causador dessa mudança é um ciclone extratropical que está se deslocando.

De acordo com a Metsul, as primeiras mudanças ocorreram durante o fim de semana, com chuvas no Sul e no Sudeste do Brasil. Nos próximos dias existe a possibilidade de granizo com rajadas de vento de até 90 km/h.

Os satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) detectaram o ciclone no Atlântico Sul do Brasil nesta segunda-feira (27). 

“Um ciclone extratropical intenso podia ser observado nas imagens de satélite da manhã desta segunda-feira no Atlântico Sul, no Atlântico Sul, a mais de mil quilômetros a Sudeste de Porto Alegre. Trata-se do primeiro ciclone intenso do outono nas latitudes médias do continente”, disse a Metsul.

publicidade

Leia mais:

Ainda de acordo com o site de meteorologia, “a circulação de umidade marítima gerada pela tempestade no oceano, como previa a MetSul, foi responsável por trazer chuva isolada e passageira ainda hoje de manhã em Porto Alegre. A tendência é que o sistema se afaste mais do continente nas próximas horas e seus efeitos cessem no território gaúcho”.

Ciclone extratropical, o que é?

Os ciclones extratropicais também são conhecidos como ciclones de latitude média ou ciclones frontais porque normalmente se formam ao longo dos limites entre diferentes massas de ar com diferentes temperaturas e teor de umidade. Esses limites são conhecidos como frentes. 

À medida que o ciclone se intensifica, pode causar mudanças na temperatura, umidade, direção do vento e pressão atmosférica, o que pode levar a condições meteorológicas tempestuosas, como chuva, neve e ventos fortes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!