O sistema de SOS de Emergência via satélite está desembarcando em seis países europeus nesta segunda-feira (27), com a liberação do iOS 16.4 pela Apple.

Além de Portugal, Áustria, Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo já podem usufruir do serviço.

Leia mais:

O recurso já estava disponível na Alemanha, Canadá, EUA, França e Reino Unido. Ele será válido gratuitamente por dois anos a partir da ativação de um iPhone compatível (hoje, somente a linha 14).

publicidade

O que é o SOS de Emergência via satélite

O SOS de Emergência via satélite é um serviço anunciado em 2022 junto ao iPhone 14 que permite ao seu usuário a comunicação com serviços de emergência, bem como que sua localização pode ser enviado a contatos selecionados, tudo via satélite, quando não houver dados móveis e nem Wi-Fi.

Segundo a Apple, ao usar a conexão via satélite, “a experiência de enviar ou receber uma mensagem é diferente em comparação com a rede celular. Em condições ideais, com uma visão direta do céu e do horizonte, uma mensagem pode levar 15 segundos para ser enviada, mas pode levar mais de um minuto para ser enviada quando há árvores com pouca folhagem ou folhagem moderada. Se você estiver debaixo de folhagem espessa ou cercado por outras obstruções, talvez não consiga conectar a um satélite. Os tempos de conexão também podem ser afetados pelo ambiente ao redor, pela duração da mensagem e pelo status e disponibilidade da rede do satélite”.

Ainda não há informações sobre a liberação do serviço no Brasil.

Imagem destacada: Divulgação/Apple

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!