Se as câmeras analógicas e digitais, vitrolas e outros produtos ‘vintage’ voltaram à moda, podem as locadoras fazer o mesmo? Talvez sim! No dia 15 de março, a locadora Blockbuster, que já chegou a ser uma das maiores do mundo e era rival da Netflix, sugeriu um retorno em seu Twitter.

Leia mais:

Nova ideia de negócios: nós vamos voltar como um banco e utilizar VHS e DVDs como moeda. Hora de visitar sua mãe.

Possível retorno da locadora?

A rede de locadoras fechou suas últimas unidades nos Estados Unidos em 2014 e, desde então, não provocou rumores de retorno. Até agora.

Por conta do tweet no perfil da Blockbuster, fãs nostálgicos dos DVDs foram investigar e descobriram que o site da empresa voltou à ativa, com uma mensagem especial: “Estamos trabalhando em rebobinar seu filme”.

publicidade

A locadora não confirmou o retorno e nem se pronunciou sobre a frase no site, que pode ser apenas uma atualização.

Falência da Blockbuster

  • A Blockbuster surgiu como uma locadora de filmes e videogames em 1985.
  • A empresa chegou a ser uma das maiores redes de locação do mundo, competindo com a Netflix.
  • Com a transformação digital, a Blockbuster passou a entregar os DVDs alugados na casa dos clientes. A medida, porém, não foi capaz de competir com o streaming da Netflix e a marca ficou para trás, decretando falência em 2011.
  • No mesmo ano, a empresa foi vendida para a companhia de TV por satélite DISH Network, por US$ 320 milhões.
  • Atualmente, a Blockbuster possui apenas uma unidade aberta, no estado de Oregon, nos Estados Unidos.

Repercussões

  • Com a falência, a nostalgia dos fãs da locadora tornou a última filial da Blockbuster um ponto turístico no Oregon. A loja sobrevive mais com a comercialização de itens temáticos do que com o aluguel de filmes.
  • O documentário The Last Blockbuster, de 2020, conta o caso da loja.
  • A série de comédia Blockbuster, da Netflix, também aborda a última unidade da rede. Protagonizada por Melissa Fumero (de Brooklyn Nine-Nine) e Randall Park (WandaVision), a primeira temporada não teve o sucesso esperado e foi cancelada.

Streaming da Blockbuster?

A BlockbusterDAO, ativa desde 2021, na verdade é uma organização autônoma descentralizada (DAO, na sigla em inglês) que utiliza o nome da locadora.

No ano, uma thread da organização revelou planos de arrecadar US$ 5 milhões para comprar a rede de locadoras e, com ela, desenvolver-se no cenário de NFTs, participar na compra de filmes no circuito de festivais de cinema e criar uma plataforma de streaming.

Agora, a Blockbuster realmente deu dicas sobre seu retorno. Será? Nos resta aguardar.

Com informações de CBS News

Imagem: Barry Mountford/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!