Países têm proibido o uso do TikTok em celulares dos seus governos por conta de preocupações relacionadas a segurança e privacidade. Para esses países, aplicativos da China (como é o caso do TikTok), Rússia e Coreia do Norte apresentam “risco elevado de espionagem”.

O CEO da rede social, Shou Zi Chew, já até passou por sabatina nos EUA. Chew depôs ao Comitê de Energia e Comércio da Câmara para evitar a proibição da rede social no país. A seguir, o Olhar Digital te mostra o contexto dessa espécie de movimento de proibição do TikTok.

publicidade

Leia mais:

Por que países baniram o TikTok?

Logomarca do TikTok com símbolo de proibido em cima
França, Holanda e Noruega, por exemplo, baniram aplicativo do TikTok de celulares vinculados aos seus respectivos governos (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Por preocupações relacionadas à segurança, privacidade e “risco de espionagem” em celulares vinculados aos seus governos. Por exemplo, o Ministério do Interior da Holanda emitiu uma nota em que desencoraja o uso de aplicativos de “países com programa cibernético agressivo direcionado aos interesses holandeses ou holandeses” em telefones distribuídos pelo governo.

publicidade

Na Noruega, o ministro da Justiça também recomendou que funcionários do governo se abstenham de usar o TikTok em seus dispositivos de trabalho. Já na França, o governo proibiu instalação e uso de aplicativos “recreativos” (TikTok, Netflix e Instagram) nos aparelhos para “garantir a segurança cibernética”, segundo o ministro francês do Serviço Público, Stanislas Guerini.

Os aplicativos recreativos não apresentam níveis suficientes de segurança cibernética e proteção de dados para serem implantados em equipamentos de administração. Esses pedidos podem, portanto, constituir um risco para a proteção de dados dessas administrações e seus funcionários públicos.

Comunicado do governo da França

Nessa onda de preocupações, legisladores dos EUA, Canadá, Dinamarca e União Europeia também emitiram ordens proibindo o uso do TikTok. Especialistas temem que informações confidenciais possam ser expostas quando o aplicativo é baixado, especialmente em dispositivos governamentais.

publicidade

TikTok rouba dados pessoais?

Hacker mexendo em notebook num local escuro e sobreposto por logomarca do TikTok
Desde que movimento de desconfiança generalizada começou, TikTok sustenta que não rouba dados de usuários (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Não, segundo a Bytedance, empresa chinesa dona do aplicativo. Desde que essa desconfiança generalizada começou, a empresa sustenta que não compartilha dados dos usuários com o governo da China e que a rede social é independente.

Além disso, o TikTok contesta as acusações de que coleta mais dados do usuário do que outras redes sociais. A empresa argumenta que coleta menos dados do que plataformas como Facebook ou Google porque não rastreia atividade do usuário entre dispositivos.

publicidade

Entre as informações coletadas pela rede social (algumas mediante permissão do usuário), estão:

  • Vídeos assistidos (e por quanto tempo);
  • Mensagens enviadas no aplicativo (não são criptografadas);
  • Seu país, endereço da Internet e tipo de dispositivo;
  • Localização;
  • Contatos telefônicos e outras conexões de redes sociais;
  • Idade e número do celular;
  • Informações de pagamento.

Sobre as proibições, a rede social as taxou de “desinformação básica” e acrescentou que foram decididas sem “deliberação ou evidência”.

O que tem de ruim no TikTok?

Celular com logomarca do TikTok aberta na tela em cima de teclado de notebook
Países têm receio de que governo da China force TikTok a compartilhar dados coletados (Imagem: Dado Ruvic/Reuters)

Para os outros países, é a possibilidade do aplicativo compartilhar – ou ser forçado a compartilhar – com o governo chinês os dados coletados pela sua plataforma. Mas a empresa negou, resolutamente, compartilhar seus dados dessa maneira.

Porém, o TikTok já enfrentou percalços relacionados à segurança. Por exemplo, a Apple identificou, em 2020, um problema no iOS 14 em que certos aplicativos poderiam acessar secretamente a área de trabalho no dispositivo de um usuário. E um desses aplicativos era o TikTok.

Na época, a rede social se defendeu dizendo que o problema ocorreu devido um filtro antispam. Ele identificou usuários copiando o mesmo comentário para várias contas diferentes no mesmo dispositivo. Por fim, o TikTok reconheceu o problema e removeu o recurso.

Com informações de Euronews e Kapersky

Imagem de destaque: Omar Marques / SIOA / Zuma

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!