Consultar um CNPJ no site público do Governo Federal é uma medida indicada para conferir se o documento está ativado ou confirmar a existência de qualquer pendência que impeça o seu responsável de utilizá-lo. É, também, uma das primeiras medidas após abrir uma conta MEI, pois o usuário precisa confirmar que o documento já foi publicado. A seguir, confira como consultar a situação cadastral de um CNPJ.

Leia mais:

Entenda como consultar a situação cadastral de um CNPJ

situação cadastral cnpj
Montagem: Wagner Edwards/ Olhar Digital

O procedimento é bastante simples: basta acessar o site da Receita clicando aqui, preencher os números do CNPJ no local indicado, clicar no botão captcha e confirmar a busca no botão azul “Consultar”.

Uma ficha será apresentada em seguida, informando os principais dados da empresa registrada no CPNJ que você pesquisou. A situação cadastral, que informa se o CNPJ está ativo ou não, se encontra no final da ficha exibida.

publicidade

O site ainda proporciona a possibilidade de imprimir as informações exibidas, caso o usuário precise. Basta rolar a página para baixo e clicar no botão azul claro que diz “Imprimir”.

Quem pode realizar a consulta da situação cadastral de um CNPJ?

Considerando que o CNPJ é um documento com número público –– ao contrário do CPF, que é um dado sensível ––, qualquer um que possuir os dígitos do registro pode realizar a consulta no site do Governo. Essa também é uma medida indicada para quem tem dúvidas se determinada empresa realmente existe e deseja comprovar sua autenticidade por meio de uma consulta pública.

Quais os dados que aparecem na consulta da situação cadastral do CNPJ?

Nome completo do responsável pela empresa;
Nome fantasia da empresa;
Data de registro;
Endereço da empresa;
Informações de contato (e-mail e telefone);
Tipos de atividades prestadas;
Situação Cadastral (ativa ou não).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!