Planejar uma missão para a Lua é uma tarefa complexa que exige anos de preparação. Mas as vezes, mesmo algumas coisas simples podem gerar dores de cabeça. No caso da Artemis 2, a NASA quase não conseguiu avisar os astronautas selecionados.

A história divertida foi contada por Joseph Acaba em entrevista ao The New York Times. O chefe dos astronautas disse que queria preparar uma surpresa e contar a novidade para todo o time da agência de uma vez, mas reunir todos eles em uma sala se mostrou um desafio.

publicidade

Queria encontrar uma maneira de colocar todos aqueles indivíduos na mesma sala sem que eles soubessem o que é – para torná-lo especial para eles

Joseph Acaba

A primeira parte do plano era pedir que todos os três astronautas da agência (o quarto membro da missão é canadense) fossem trabalhar presencialmente no mesmo dia no Johnson Space Center. 

Depois, Acaba marcou reuniões falsas com cada um deles. Foi aí que a história começou a ficar complicada. 

publicidade

Leia mais:

Astronautas difíceis de serem encontrados

Christina Koch, a especialista da missão, estava no Neutral Buoyancy Lab, bem longe do centro espacial. Ela pediu para fazer a reunião remotamente. “Mandei uma mensagem para nosso chefe e disse: ‘Ei, podemos nos encontrar virtualmente?’ E ele disse: ‘Não'”, disse ela.

publicidade

Depois, Victor Glover, o piloto da missão, tinha saído para almoçar. “Eu estava tipo, ‘Ei, chefe, vou me atrasar alguns minutos'”, contou na entrevista.

Por último,  Reid Wiseman, o comandante da missão, estava preso em uma consulta médica.

publicidade

No fim, apesar do atraso, Acaba conseguiu reunir todos com muito sufoco e contou a novidade aos astronautas, que já estão se preparando para a novidade. 

“Eles estavam um pouco atrasados”, disse Acaba. “E, felizmente, eu não queria mudar de ideia.”

A tripulação da Artemis II, que, pela 1ª vez, terá entre astronautas que vão em missão à Lua uma mulher e um homem negro. — Foto: NASA/DIVULGAÇÃO

Missão Artemis 2

Esses astronautas estarão a bordo da cápsula Orion em um voo de 10 dias de duração previsto para acontecer em 2024, que vai repetir o trajeto executado em 25 dias pela missão Artemis 1.

Isso significa que o time não vai pousar em solo lunar, sendo Artemis 2 uma missão chave para testar os sistemas, procedimentos e manobras necessários para os próximos voos tripulados à Lua.

Depois disso, finalmente, com a missão Artemis 3, a humanidade vai colocar os pés novamente no solo lunar – o que está previsto para acontecer entre 2025 e 2026, quando a primeira mulher e a primeira pessoa preta terão a oportunidade de pisar na Lua.

Durante o anúncio, feito pelo administrador da NASA, Bill Nelson, em Ellington Field, sede das operações de aeronaves da agência localizada perto do Centro Espacial Johnson, em Houston, estiveram presentes quase todos os astronautas que fazem parte do time Artemis, à exceção de três que estão atualmente em missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!