Híbridos e elétricos batem recorde de vendas no trimestre

Venda de automóveis eletrificados cresceu 50% no primeiro trimestre de 2023
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Capozzi 10/04/2023 14h45, atualizada em 19/04/2023 19h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Atualmente, 141,2 mil veículos eletrificados já estão rodando nas ruas do Brasil, segundo os dados atualizados da Associação Brasileira do Veículos Elétrico (ABVE). No primeiro trimestre, os híbridos e elétricos responderam por 3,37% de participação nas vendas. Parece pouco, mas o segmento continua ganhando fôlego mês a mês.  

De janeiro a março deste ano, por exemplo, os eletrificados bateram um novo recorde: foram 14,7 mil unidades vendidas, um crescimento de 50% nas vendas se comparado ao mesmo período do ano anterior (5,9 mil unidades vendidas).

Leia mais:

Vale a pena ter um carro híbrido no Brasil?
Imagem: NeydtStock/Shutterstock

Uma categoria que chamou atenção foi a dos híbridos plug-in, que respondeu sozinha por 36% dos 5,9 mil carros eletrificados vendidos em março.

Eletrificados mais populares

O Volvo XC40 foi o carro 100% elétrico mais vendido em março. Já o entre os híbridos, o pódio ficou com o Toyota Corolla Cross (1184 unidades), o Corolla Altis (583) e o híbrido plug-in Volvo XC60 (504)

A Abeifa, uma representante de marcas importadas, projeta que até o fim de 2023 serão 70 mil automóveis eletrificados vendidos no Brasil, um salto anual de 42% se comparado a 2022. 

Carros mais vendidos de março

Em março de 2023, mesmo com as notícias de paralisação das montadoras, o mercado automotivo nacional se saiu bem e registrou um salto de 55,7% nas vendas frente ao mês anterior.

Ao todo, foram 186.097 veículos registrados no Brasil (incluindo comerciais leves). Outra boa notícia foi que a média diária de vendas também cresceu 35,4% no mesmo período, atingindo 8.091 unidades.

Confira mais detalhes no artigo completo.

Imagem principal: Guteksk7/Shutterstock

Com informações do Valor Econômico

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.