Aos poucos, os robôs dotados de Inteligência Artificial (IA) estão dominando o mundo! E, agora, estão prestes a responder a jornalistas em uma entrevista coletiva promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A informação foi divulgada em um comunicado emitido pela UIT nesta terça-feira (11), que traz detalhes sobre o que será a primeira coletiva de imprensa da entidade a ser “comandada” por robôs humanoides, em um feito histórico e sem precedentes no mundo inteiro. 

publicidade

Leia mais:

De acordo com a UIT, no encontro, marcado para o dia 7 de julho, em Genebra, na Suíça, nove robôs em forma humana serão sabatinados por jornalistas, interagindo com os profissionais. O evento vai acontecer durante a  AI for Good Global Summit  (Conferência da Inteligência Artificial para o Bem, em tradução livre).

publicidade
O robô Geminoid, criado pelo cientista Hiroshi Ishiguro “sob sua imagem e semelhança”, vai participar da coletiva de imprensa dos robôs humanoides. Crédito: Divulgação Hiroshi Ishiguro

Braço para a “tecnologia digital” da ONU, a UIT revelou quem serão as “estrelas” da convenção: 

  • Beonmi, o primeiro robô humanoide de uso geral totalmente funcional; 
  • Ameca, a máquina com expressões faciais extremamente realistas; 
  • Geminoid, o robô gêmeo de seu criador, que é capaz de falar, cantar e dançar; 
  • Ai-Da, um robô “artista”; 
  • Grace, um dos exemplos mais avançados em cuidados de saúde; 
  • Nadine, robô de Singapura que é um dos humanoides sociais mais realistas que existem; 
  • Desdêmona, a robô cantora, vocalista da banda Jam Galaxy; 
  • Sophia, que atua como embaixadora da ONU;
  • 4ne-1, um dos robôs humanoides cognitivos mais avançados do mundo. 

Segundo informações da agência de notícias Lusa, de Portugal, estarão presentes na conferência cerca de outros 40 robôs, desenvolvidos para executar as mais variadas funções, como apagar incêndios, prestar cuidados médicos e construir casas, por exemplo.

publicidade

Todas essas máquinas estarão acompanhadas de seus respectivos criadores, que serão responsáveis por demonstrar suas capacidades aos participantes da cúpula.

Gratuito, o evento será aberto a todos mediante inscrição. O objetivo da atividade, segundo a UIT, é demonstrar como as novas tecnologias podem ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, especialmente no combate aos efeitos das mudanças climáticas e na atuação humanitária em contextos de crise.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!