A Lua é uma companheira do nosso planeta há bilhões de anos, mas agora, a descoberta feita pelos astrônomos de um novo asteroide, mostra que Terra tem um companheiro cósmico mais novo, uma “segunda Lua”.

A rocha espacial foi chamada de 2023 FW13 e orbita o Sol em sincronia com a Terra, fazendo dele uma quase-lua do nosso planeta. De acordo com relato de David Chandler, da Sky & Telescope, a trajetória do asteroide é extremamente elaborada, se estendendo a meio caminho de Marte e a meio caminho de Vênus.

O 2023 FW13 foi descoberto pela primeira vez no dia 28 de março através de observações feitas pelo telescópio de pesquisas Pan-STARRS, localizado no topo do Haleakala, vulcão adormecido da ilha Maui, no Havaí.

Sua descoberta oficial foi anunciada apenas no dia 1º de abril após o avistamento ser confirmado pelo telescópio Canada-France-Hawaii no Havaí e o Kitt Peak National Observatory e o Mt. Lemmon SkyCenter no Arizona

O asteroide possui cerca de 20 metros de diâmetros e sua maior aproximação com a Terra é a cerca de 360 mil quilômetros. Sua maior influência gravitacional vem do Sol e a Terra perturba apenas ligeiramente sua órbita.

Órbita da “segunda Lua” da Terra

Ele está sendo chamado de quasi-satélite por ser co-orbital da Terra, ou seja, o tempo de órbita e a distância média em relação ao Sol é o mesmo que nosso planeta. Visto daqui, a rocha parece girar em torno de nós em sentido retrógrado, sem de fato estar orbitando.

No entanto, essa nova descoberta não é o único companheiro cósmico do nosso planeta. Em 2016, outro quase-satélite também foi descoberto pelos astrônomos, o Kamo’oalewa,  também conhecido como 2016 HO3, que nunca se afasta muito da Terra. Os pesquisadores acreditam que as órbitas dos dois asteroides são bastante parecidas.

Desde que foi descoberto, astrônomos cidadãos têm estudado arquivos de telescópios, e observaram avistamentos do asteroide desde 2012. Todos esses anos de dados permitiram que as órbitas passadas e futuras fossem calculadas. Estima-se que ele se encontra na nossa vizinhança desde 100 AEC e permanecerá até 3700 EC.

Se isso estiver correto, 2023 FW13 seria o quase-satélite mais estável da Terra já encontrado

David Chandler

Assim como o Kamo’oalewa, os pesquisadores acreditam que o novo asteroide não apresenta riscos para a Terra.