Opera lança VPN gratuita para iPhones e iPads

O navegador que já disponibilizava sua VPN para Windows, macOS, Linux e Android, liberou a ferramenta para dispositivos iOS
Por William Schendes, editado por Gabriel Sérvio 13/04/2023 09h58
Opera2.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Opera lançou a ferramente de VPN gratuita para seu navegador web em iPhones e iPads. O recurso já estava disponível para Mac, Windows, Linux e Android.

O anúncio da empresa acontece após o Google – que já oferecia seu serviço de VPN para Android e iOS – disponibilizar no final de 2022 a expansão de sua ferramenta de VPN para os sistemas operacionais Windows e macOS. A Apple também conta com seu recurso de criptografia de conexão na internet, iCloud Private Relay, porém ele não funciona exatamente como uma VPN.

Leia mais:

Com a adição de seu serviço VPN ao iOS, a Opera se torna a primeira empresa de navegadores a oferecer uma VPN integrada e gratuita em todas as plataformas. O serviço VPN do Opera não requer assinatura, não faz login em uma conta e não há extensões adicionais – os usuários simplesmente precisam alternar um interruptor no menu principal para navegar em paz, já que o navegador Opera garante que o tráfego VPN seja criptografado e o endereço IP seja privado.

Opera em comunicado.

Diferente do Google, a ferramenta da Opera não precisa de uma assinatura – nem login – para garantir a navegação de forma segura e sem coletar dados de usuários.

Para acessar o recurso no aplicativo para iOS vá em “Configurações” e clique em “Privacidade”. Procure por VPN e ative a ferramenta.

Opera integra ChatGPT ao seu navegador

 Opera confirmou os rumores divulgados no início do mês e acaba de receber um chatbot de IA generativa com a mesma tecnologia da OpenAI.

Segundo a Opera Software, as novas ferramentas já estão disponíveis para todas as plataformas no desktop, ou seja, Windows, macOS e Linux. 

O que muda no Opera com ChatGPT

  • Além da digitação convencional, o Opera também vai ganhar uma opção que permite “conversar” e receber respostas do chatbot usando textos destacados de uma página.
  • A ferramenta também promete resumir artigos e até ajuda a escrever postagens nas redes sociais.
  • A Opera Software, que pertence a um grupo chinês, também vai adicionar os recursos ChatGPT na barra lateral (assim como a Microsoft fez no Edge).
  • Outra novidade é a chegada do ChatSonic. O bot alimentado pelo novo modelo de linguagem GPT-4 permite gerar imagens a partir de texto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.