ChatGPT em “carne e osso”: OpenAI investe em robô humanoide

Robô NEO será fruto da parceria entre OpenAI e a empresa de robótica 1X; humanoide deve usar a mesma tecnologia que o ChatGPT
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 13/04/2023 16h05
Robô trabalhando no computador ao lado de funcionários humanos
Imagem: VesnaArt/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Que a OpenAI revolucionou a tecnologia com o ChatGPT não é novidade. Com o lançamento do chatbot, outras big techs já têm corrido atrás com suas próprias inteligências artificiais — e o bot tem auxiliado desde tarefas cotidianas até a medicina.

Agora, a OpenAI quer dar um passo adiante e criar robôs humanoides com IA.

Leia mais:

Contexto da OpenAI

  • Até 2021, a empresa tinha sua própria divisão de robótica, que, inclusive, produziu uma mão humanoide capaz de resolver um cubo mágico Rubrik.
  • Com o fechamento da divisão, a OpenAI investiu, no final de fevereiro, na empresa norueguesa de robótica 1X (anteriormente conhecida como Halodi Robotics).
  • O aporte foi de US$ 23,5 milhões (cerca de R$ 115,9 milhões), incluindo a OpenAI e outros investidores.
  • A intenção das companhias é produzir o NEO, uma nova geração de robôs bípedes humanoides.

O CEO e fundador da 1X Bernt, Øyvind Børnich, afirmou que a empresa está “entusiasmada por ter a OpenAI liderando esta rodada, porque estamos alinhados em nossas missões: integrar cuidadosamente a tecnologia emergente na vida diária das pessoas”.

Com o apoio de nossos investidores, continuaremos a fazer avanços significativos no campo da robótica e aumentar o mercado de trabalho global.

Bernt Øyvind Børnich

NEO

Sem muitas revelações sobre a parceria entre as empresas, a 1X adianta que a intenção é “explorar como a inteligência artificial pode tomar forma em um corpo semelhante ao humano”.

O lançamento do robô NEO pode não estar tão distante assim: a norueguesa declarou que o modelo protótipo deve ser anunciado entre junho e setembro deste ano, o que equivale ao verão no hemisfério norte.

Apesar dos avanços, ainda há dúvidas do nível de realismo e de interação que o robô terá.

Como funcionará a parceria entre a OpenAI e a 1X também segue um mistério, mas é provável que o robô NEO seja uma personificação da tecnologia GPT.

Além dos investimentos nesse protótipo, parte do financiamento será direcionado a outro robô já desenvolvido pela empresa norueguesa, e disponível na Noruega e nos Estados Unidos.

Com informações de 1X e The Byte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.