A Sega anunciou oficialmente nesta segunda-feira (17) a oferta de US$775 milhões de euros (cerca de R$3,8 bilhões) para comprar a Rovio, desenvolvedora da franquia Angry Birds.

Em comunicado de imprensa, a Sega disse que pretende usar a expertise da Rovio para investir no mercado de jogos mobile. A aquisição dará à Sega acesso à plataforma Beacon, projetada para auxiliar no desenvolvimento, publicação e manutenção de games.

Leia mais:

Sinto-me abençoado por poder anunciar tal transação com a Rovio, uma empresa proprietária do Angry Birds , que é amado em todo o mundo e lar de muitos funcionários qualificados que oferecem suporte ao desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e capacidades operacionais da empresa.

Haruki Satomi, CEO da Sega, em comunicado.

Angry Birds

  • A Rovio é conhecida principalmente pela franquia Angry Birds.
  • O primeiro título foi lançado em 2009.
  • Angry Birds foi o primeiro jogo de celular a alcançar um bilhão de downloads, de acordo com a desenvolvedora.
  • A franquia ganhou dezenas de jogos novos, incluindo alguns temáticos de Star Wars, Rio e Transformers.
  • Em 2016 a série foi adaptada para os cinemas e recebeu uma sequência em 2019.
  • “Angry Birds é amado em todo o mundo”, disse Karuki Satomi. “Estou confiante de que, por meio da combinação das marcas, personagens, fanbase de ambas as empresas, bem como da cultura e funcionalidade corporativa, haverá sinergias significativas criadas daqui para frente”.

Em fevereiro, a Rovio anunciou que estava à venda e buscando por compradores. A principal oferta até o momento era pela Playtika, desenvolvedora de jogos mobile, mas foi interrompida no final de março.

publicidade

A Sega planeja concluir a aquisição até o final do terceiro trimestre de 2023.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!