Mais popular entre os consumidores nas compras e transferências, o Pix também conquistou espaço na hora de quitar dívidas. Segundo um levantamento do Serasa Limpa Nome, há uma curva crescente de acordos acertados usando o meio de pagamento mais popular de 2022.

  • Desde março de 2022, quando foi integrado ao ecossistema da empresa, o volume de acordos negociados por Pix ultrapassou 3,3 milhões, resolvendo pendências de mais de 2,4 milhões de brasileiros.
  • Ao fazer o pagamento dessa forma, os consumidores têm outra vantagem, a baixa da negativação é instantânea.

É o que explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com as dívidas quitadas, é possível solicitar o *‘Extrato Serasa’, comprovando que não têm mais débitos pendentes no cadastro da empresa”. *O extrato pode ser acessado pelo site e aplicativo do Serasa.

publicidade

Leia mais:

Boletos em queda

Avançando para março deste ano, o Pix já representa 20% dos pagamentos no Serasa, deixando de lado outro velho conhecido dos brasileiros: os boletos, documento que virou sinônimo de dívidas. 

publicidade
  • Como comparativo, em novembro do ano passado o volume de pagamentos de acordos financeiros por Pix representava 6% do total.
  • Em dezembro o número subiu para 18%.
  • Março, por sua vez, registrou um crescimento de 40% em relação ao mês anterior.

O Pix está possibilitando que os brasileiros tenham seu nome limpo na hora e permitindo novamente o acesso ao crédito, o que representa um respiro na saúde financeira.

Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome

‘Feirão Limpa Nome’ impulsionou uso do Pix

Em março, no último Feirão Serasa Limpa Nome, a média dívidas por dia com pagamento por Pix também aumentou 67% em relação à média diária vista na edição de novembro de 2022 (ao todo, foram 888.325 pagamentos, informa o Serasa).

Com recorde de participação, o Feirão mais recente registrou 4,4 milhões de acordos fechados.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!