A Microsoft está disposta a acelerar suas apostas na área de inteligência artificial desenvolvendo o seu próprio chip. Conhecido internamente sob o codinome “Athena”, a novidade terá poder de fogo para alimentar sistemas poderosos por trás de chatbots como o Bing AI.

O que você precisa saber:

publicidade
  • A informação foi divulgada nesta terça-feira (18) pelo The Information
  • Segundo as fontes da publicação, a Microsoft já trabalha no seu chip de IA desde 2019 em parceria com a OpenAI.
  • Vale recordar que a gigante da tecnologia foi uma das primeiras a apoiar a criadora do ChatGPT, com investimentos de bilhões de dólares.
  • O novo chip será usado para treinar modelos de linguagem como o GPT, para isso, poderá processar muitos dados, reconhecer padrões e criar saídas para imitar a interação com humanos.
  • A Microsoft espera que o componente entregue um desempenho acima do que é oferecido hoje por outros fornecedores, economizando tempo e custos, acrescenta a reportagem.

Leia mais:

Outras grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Google, também fabricam seus próprios chips internos para IA, entretanto, até agora quem domina o jogo é a fabricante de chips Nvidia. Resta saber como a entrada de mais um player importante pode impactar no mercado.

publicidade

Elon Musk anuncia seu próprio ChatGPT

Falando em concorrência de IAs, quem também entrou na “brincadeira” foi Elon Musk. Após confirmar a abertura de uma startup própria de inteligência artificial, o bilionário confirmou nesta segunda-feira que vai lançar em breve o seu próprio rival do ChatGPT, batizado ironicamente como “TruthGPT”.

O empresário chama a novidade de “IA em busca da verdade”. Saiba mais aqui.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!