A Apple é uma das maiores fabricantes de tecnologia a nível mundial, e um dos periféricos mais conhecidos da marca são os MacBooks: laptops com alta performance de funcionamento, com designs robustos e portáteis, e um sistema de hardware que chama atenção. Estes notebooks são divididos entre MacBook Air e MacBook Pro, com públicos-alvo um pouco diferentes. Por isso, resolvemos reunir algumas informações para ajudá-lo a entender as diferenças entre cada um antes de comprar algum modelo.

Leia mais:

publicidade

Indicações de uso para o MacBook Air e Pro

macbook air
Divulgação: Apple

De maneira geral, o sistema das versões Air e Pro apresentam funcionamento muito semelhante, visto que os MacBooks são conhecidos, justamente, pela alta eficiência para a execução de tarefas diversas. Contudo, é possível encontrar indicações de uso para cada periférico baseado em algumas questões do hardware.

Os modelos de última geração carregam o chip M2: um item que promete reunir tecnologias cruciais em só lugar para o funcionamento do PC, o que não apenas pode economizar certo espaço no interior do laptop, como proporcionar baixo consumo energético e um alto desempenho. Dentre as tecnologias presentes no M2, podemos destacar a memória unificada, a placa de vídeo, e um sistema de processamento central (a famosa CPU).

publicidade

A primeira diferença pode ser observada quando alinhamos a performance dos núcleos da GPU com a presença de um sistema de refrigeração: enquanto o MacBook Air não oferece ventoinhas, o MacBook Pro já conta com este sistema para evitar o superaquecimento. Isso é importante porque ambos possuem 10 núcleos na placa gráfica, o que deve ser o bastante para um processamento mais assertivo de tarefas exigentes; contudo, enquanto o Air poderia sofrer com superaquecimento, caso o usuário realizasse uma tarefa muito pesada (como edição multimídia ou rodar jogos com gráficos complexos), o Pro poderia aguentar o processamento sem aquecer tanto.

touch bar do macbook pro
Divulgação: Apple

Desta forma, fica claro que, enquanto o Pro foi pensado para um uso mais profissional, o Air foi desenvolvido para portabilidade. Ou seja, o primeiro requer um sistema de hardware mais composto e isso peca ao aumentar no peso e nas medidas do computador; enquanto que a ausência de ventoinhas no segundo deixa o PC menor, mais leve, e fácil de transportar, sendo adequado para usos não entusiastas.

publicidade

Por isso, o modelo Air é indicado para quem busca uma máquina pequena, leve, a fácil de levar para qualquer lugar, mas sem abrir mão de uma ótima eficiência de hardware. O MacBook Air pode ser uma boa escolha para quem não fará usos extremos do sistema, como edição multimídia em programas super pesados ou quem tem uma rotina entusiasta.

Já o MacBook Pro pode ser indicado para os usuários que desejam uma máquina que aguenta rotinas mais duras e exigentes, mas sem superaquecer e que ainda possa ser transportada. Profissionais como designers e arquitetos devem fazer bom uso do equipamento, que também pode chamar a atenção do público gamer.

publicidade

Autonomia de bateria do MacBook Air e Pro

macbook
Reprodução: Martin Katler/Unsplash

Apesar do notebook ser uma máquina feita para que o usuário a carregue para qualquer lugar, é esperado que o periférico apresente uma boa autonomia de bateria –– o que deve servir para trabalhar e estudar fora de casa, ou para utilizar o laptop por muito tempo longe das tomadas.

Desta forma, a indicação entre as versões Air e Pro vai depender da rotina do usuário: se o objetivo é levar o equipamento com facilidade para qualquer lugar e ainda ter uma boa bateria, talvez o modelo Air seja o mais indicado. Enquanto isso, o Pro oferece um peso maior, mas uma autonomia de bateria muito mais robusta e que deve durar por mais tempo se comparado a outra versão.

Segundo os testes realizados pela fabricante, o Air alcançou uma duração de 15 horas em navegação simples com Wi-Fi e 18 horas na reprodução de vídeo via streaming. Já o Pro demonstrou uma autonomia de até 20 horas durante a reprodução constante de streaming de vídeo no aplicativo Apple TV, e 17 horas longe das tomadas durante navegação com uso do Wi-Fi.

Demais características comparativas entre o MacBook Air e Pro

macbook pro
Reprodução: Bram Naus/Unsplash

A fim de facilitar a comparação, vamos utilizar como modelos os notebooks com 13 polegadas. Enquanto o MacBook Air oferece 13,6 polegadas, uma resolução de 2560 x 1664 pixels e uma tela de Liquid Retina; o Pro detém um design com 13,3 polegadas com retroiluminação em LED, tela de retina, e resolução de 2560 x 1600 pixels. Ambos prometem até 500 nits de brilho, mas o preço para cada MacBook varia: o Air é vendido na Apple por R$ 13.999, já o Pro é visto por R$ 15.299.

Ambos apresentam a tecnologia Touch ID, que pode ser utilizada tanto para desbloquear a máquina quanto para acessar documentos sigilosos. Contudo, o MacBook Pro conta com um diferencial: a presença da Touch Bar. Esta última funciona como uma barra de tarefas touch para acessar atalhos de aplicativos, o que pode aumentar a produtividade de alguns usuários.

Por fim, aqueles que procuram máquinas com mais opções de design podem se surpreender com o MacBook Air: estão disponíveis as cores meia-noite, estelar, cinza-espacial e prateado. No Pro, o usuário precisa se contentar apenas com o cinza-especial e prateado.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!