O ChatGPT acumulou 100 milhões de usuários em apenas dois meses, superando as taxas de crescimento de plataformas populares de mídia social, como TikTok e Instagram.

O incrível desempenho do bot provocaram ampla gama de reações de críticos e fãs, desde espanto e admiração até preocupação e temores de que mesmo trabalhos criativos e qualificados possam estar destinados a sucumbir à automação de máquinas.

publicidade

Leia mais:

Com o lançamento de tecnologia altamente versátil, viral e difundida como ChatGPT, estamos fadados a descobrir repercussões consequentes sobre como os humanos se comportam.

publicidade

Ironicamente, esse a tendência de descartar a IA para reafirmar a superioridade intelectual sobre as máquinas que criamos colocariam em risco nosso próprio valor e futuro. Ao deixar de experimentar, aprender e cocriar com as novas tecnologias que criamos, aumentamos a probabilidade de que essas tecnologias nos substituam.

Para a Fast Company, a evolução das inovações da IA não é apenas um avanço tecnológico, mas também um catalisador para uma mudança muito necessária em nosso pensamento sobre nós mesmos e nosso relacionamento com o mundo.

publicidade

Especificamente, vemos o ChatGPT, que apenas personifica o mais recente avanço da IA convencional hoje, como um alerta para a humanidade aproveitar quatro virtudes humanas únicas e preciosas:

Humildade

A percepção de que a IA pode lidar até mesmo com tarefas criativas e intelectualmente complexas deve ser uma experiência humilhante para nós. O pensamento abstrato e outros trabalhos de conhecimento, antes considerados exclusivos dos humanos, não são mais exclusivos para nós.

publicidade

Essa percepção é reminiscência de uma “ferida narcísica” freudiana ou ataque ao nosso ego, pois desafia nossa crença de longa data na superioridade humana sobre tudo, segundo a revista.

Depois de séculos atribuindo ao mantra “Penso, logo existo” para definir a essência da humanidade, devemos, pela primeira vez, nos perguntar o que significa ser humano em época em que muito de nosso pensamento pode ser terceirizado para máquinas.

Curiosidade

Viver em mundo com acesso a informações e conhecimentos ubíquos pode não ter sentido, a menos que aproveitemos nossa curiosidade, nosso desejo de aprender e entender.

A era da IA ampliou o valor da curiosidade no reino das virtudes humanas, redefinindo o significado de expertise. O que importa hoje não é que os especialistas saibam as respostas para todas as perguntas, mas que estejam fazendo as perguntas certas, não recuperando informações, mas avaliando e verificando criticamente, não coletando insights, mas tomando decisões inteligentes com base neles.

Paradoxalmente, o ChatGPT ou outras ferramentas de IA podem realmente entorpecer nossa curiosidade. Alguns podem usar ferramentas com tecnologia de IA como uma solução rápida, semelhante ao consumo de fast food, para recuperar informações e informações gerais.

No entanto, aqueles com mentalidade curiosa podem usar ferramentas de IA para expandir suas perspectivas e promover mais inovações para a humanidade. Espera-se que, embora a recuperação superficial de fatos seja mercadoria em nossas habilidades cognitivas, a capacidade de se envolver em “aprendizagem profunda”, ou deep learning (termo associado à máquina em vez da inteligência humana atualmente) será a chave para nosso sucesso individual e coletivo.

Em outras palavras, se o ChatGPT é o equivalente intelectual do fast food – ou seja, eficiente, barato, viciante, rápido, mas nem nutritivo, nem saudável – é hora de descobrir o equivalente intelectual do slow food ou farm-to-table.

Autoconhecimento

Entender a nós mesmos na era da IA significa prestar atenção em como nossas interações com a tecnologia estão remodelando nossos comportamentos e o que elas nos dizem sobre nós mesmos, incluindo nossos traços do lado negro: impulsividade, distração, egocentrismo e preconceito.

Na verdade, alimentar nossos próprios escritos, gravações e conteúdo no ChatGPT pode nos devolver um reflexo de IA de nós mesmos.

Um futuro em que examinamos toda a nossa pegada digital para entender melhor nossa reputação e identidade não é improvável, principalmente porque as pressões regulatórias em torno do uso ético e legal da IA incentivam as plataformas de Big Tech a nos devolver alguns dos dados que renunciamos na forma de insights capazes de potencializar nosso autoconhecimento.

Empatia

A empatia, capacidade humana única de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, pode trazer múltiplos benefícios para o bem-estar das pessoas e para a coesão social.

Embora possa ser exagero argumentar que as ferramentas de IA instilarão empatia diretamente, interagir com a tecnologia de IA certamente pode facilitar o desenvolvimento da empatia.

Ao reconhecer nossas limitações intelectuais e epistêmicas e apreciar os pontos fortes dos outros, mesmo que sejam máquinas, podemos nos tornar menos focados em nós mesmos e prestar a devida atenção e reconhecimento aos outros, levando a sentimentos de empatia e gratidão.

De fato, numerosos estudos sugerem que a humildade traz várias atitudes pró-sociais, como empatia, gratidão, altruísmo e benevolência, permitindo que os indivíduos abandonem o egocentrismo ou o egocentrismo extremo.

O surgimento de tecnologias avançadas de IA, assim como as tecnologias anteriores, apresenta riscos e oportunidades. Os benefícios superarão os riscos? Nossa postura é contingente.

Se aproveitarmos essa chance para nos tornar um pouco mais humildes e tentar preservar, desenvolver e recuperar as qualidades que nos tornam humanos únicos, talvez o futuro da humanidade seja mais brilhante do que hoje.

Via Fast Company

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!