O primeiro grande teste da Starship não saiu como o planejado nesta quinta-feira (20), mas isso não significa que o time da SpaceX não tenha motivos para comemorar. Apesar da explosão, o foguete conseguiu decolar e, como sempre na indústria espacial, os dados devem ajudar a empresa nos próximos lançamentos.

Elon Musk, CEO da SpaceX, que já havia pedido cautela em relação ao maior foguete do mundo, parabenizou a equipe pelo lançamento e disse que pretende realizar um novo teste nos próximos meses.

Parabéns SpaceX em um emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses

Elon Musk via Twitter

Lançamento da Starship pela SpaceX

Finalmente, após longos meses de expectativa, a SpaceX lançou seu megafoguete totalmente reutilizável chamado Starship. Infelizmente, no entanto, nem tudo saiu conforme o esperado.

Com 120 metros de altura, o maior veículo espacial já construído na história da humanidade – e o mais poderoso de todos os tempos – decolou nesta quinta-feira (20), às 10h34 da manhã (pelo horário de Brasília), a partir da Starbase, a base de lançamento da empresa em Boca Chica, no Texas.

publicidade

No entanto, pouco antes da separação dos estágios, a 35 km de altitude, houve uma falha, forçando o procedimento de autodestruição do foguete, que explodiu no ar.

Leia mais:

“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship, à medida que a SpaceX procura tornar a vida multiplanetária”, diz a postagem da empresa no Twitter.

Em um post seguinte, eles dão uma breve explicação sobre o ocorrido. “Como se o teste de voo não fosse emocionante o suficiente, a Starship experimentou uma rápida desmontagem não programada antes da separação do estágio”.

A Starship não saía do chão há quase dois anos. Em maio de 2021, um protótipo de estágio superior de três motores chamado SN15 subiu cerca de 10 km nos céus acima da Starbase antes de voltar à Terra em um pouso vertical.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!