A teoria mais aceita é que a extinção dos dinossauros aconteceu após um rigoroso inverno desencadeado pelo impacto de um asteroide. No entanto, um novo estudo aponta que talvez isso não tenha acontecido.

Até então se pensava que a extinção dos dinossauros aconteceu por volta de 66 milhões de anos atrás, quando um asteroide com cerca de 10 quilômetros de diâmetro colidiu com a Terra onde hoje é a Península de Yucatan, no México, num evento chamado de impacto Chicxulub.

publicidade

Como essa colisão acabou com os dinossauros até então é um mistério, já que um impacto em uma região do planeta não seria capaz de matar diretamente todos eles ao mesmo tempo.

A teoria mais aceita era que a colisão teria levantado tanta poeira, que a atmosfera terrestre ficou coberta por décadas, impedindo a luz solar e pondo a Terra em um longo e rigoroso inverno que causou uma extinção em massa, eliminando 75% das espécies existentes, incluindo os dinossauros não aviários.

publicidade

O estudo publicado na revista Geology aponta que talvez o impacto não tenha causado um inverno, não como se pensava.

Leia mais:

publicidade

Teve ou não inverno?

Os pesquisadores analisaram fósseis de bactérias em carvão que viveram antes, durante e depois do impacto Chicxulub. O tipo de bactéria analisada tem uma resposta a temperatura que foi essencial para esse tipo de análise, eles engrossam e afinam a parede celular, como se fossem camadas de roupa.

Se um inverno realmente tivesse acontecido, as bactérias analisadas no estudo demonstraram crescimento, o que não foi percebido pelos pesquisadores. Na verdade foram observadas tendências de aquecimento que se estabilizaram de forma rápida.

publicidade

Os pesquisadores acreditam que os anos quentes percebidos nas bactérias provavelmente foram devido a supervulcões que liberaram altas taxas de dióxido de carbono na atmosfera antes do fim do Cretáceo.

Mas de acordo com o pesquisador não envolvido no estudo, Sean Gulick, em resposta à Science, isso não significa que necessariamente não tenha havido um inverno. A poeira que bloqueou o sol e desencadeou o frio pode ter durado apenas uma década, ou ainda menos, o que já seria suficiente para que boa parte das plantas morresse e desencadeasse o fim de toda cadeia alimentar.

Os pesquisadores do estudo acreditam que isso realmente pode ter acontecido e pretendem analisar outras amostras de carvão de antes do impacto Chicxulub para separar os efeitos do vulcanismo.

O estudo sobre se houve ou não um inverno também ajuda a entender que a Terra consegue contornar eventos de mudanças climáticas relativamente rápido, no entanto, antes disso uma extinção em massa provavelmente acontecerá.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!