Na CES 2023 em Las Vegas, a sul-coreana Hyundai revelou uma tecnologia de direção inovadora chamada ‘e-Corner System’. O sistema permite andar de lado e vem equipado com motores elétricos, amortecedor, freio e direção, ou seja, é um pacote completo que no futuro pode vir nos veículos da montadora.

A novidade é uma criação da Hyundai Mobis, uma subsidiária da montadora. Na época, foi revelada apenas uma animação mostrando como tudo funciona. Agora, um protótipo mostra a direção “caranguejo” em ação, na prática.

publicidade

Leia mais:

Hyundai Ioniq 5 estaciona de lado em clipe da montadora
O sistema e-Corner faz movimentos antes inimagináveis, permitindo andar na diagonal. Imagem: Divulgação/Hyundai Mobis

Como foi o experimento da Hyundai?

  • O sistema foi instalado no elétrico Hyundai Ioniq 5 modificado e permite estacionar em paralelo em vagas apertadas apenas ajustando o ângulo da roda.
  • Um vídeo filmado no campo de testes da empresa em Seosan, Coreia do Sul, mostra uma variedade de modos de direção, provando que a tecnologia de fato funciona em cenários do mundo real. 
  • O clipe mostra o carro de demonstração andando como um caranguejo, um modo em que todas as quatro rodas giram 90 graus para realizar movimentos paralelos, permitindo que qualquer pessoa estacione mesmo em espaços estreitos. 
  • Outra aplicação do sistema e-Corner demonstrada é a “condução diagonal”, que gira as quatro rodas na mesma direção em 45 graus, ajudando a evitar obstáculos ou veículos na estrada com mais suavidade.

A demonstração bem-sucedida da tecnologia em estradas levará a melhorias em confiabilidade, disse a Hyundai Mobis. A empresa inclusive já vê o sistema como “a principal tecnologia de mobilidade para eletrificação e direção autônoma” no futuro.

publicidade
Sistema de direção ‘e-Corner System’ da Hyundai Mobis
Sistema permite andar de lado e conta com freio e direção por fio, amortecedor e motores instalados nas rodas. Imagem: Divulgação/Hyundai Mobis

Estamos idealizando o Sistema e-Corner para atender às demandas de mobilidade futura. Garantiremos diferentes tipos de soluções personalizadas que podem ser aplicadas em direção autônoma para solidificar nossa visão de alcançar novos patamares como fornecedor de plataformas de mobilidade

Cheon Jae-seung,  chefe do Future Technology Convergence Institute (FTCI) da Hyundai Mobis

Por fim, a Hyundai Mobis sugere, ainda sem dar previsão, que veremos carros da Hyundai equipados com o sistema. A empresa disse que está desenvolvendo componentes essenciais para isso, não apenas para direção e frenagem, mas também conectividade e eletrificação.

Confira abaixo o sistema de direção da Hyundai em ação.

publicidade

Com informações da Hyundai Mobis

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!