Spot, cão-robô da Boston Dynamics, agora tem IA com ChatGPT

Boston Dynamics e Levatas combinaram a inteligência artificial do ChatGPT para criar uma nova habilidade para o cão-robô Spot
Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Bruno Capozzi 27/04/2023 17h37, atualizada em 28/04/2023 21h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Spot, o famoso cão-robô da Boston Dynamics, agora tem uma nova habilidade: ele pode responder perguntas e seguir comandos de voz, graças a uma integração com o ChatGPT, fruto da parceria com a empresa de tecnologia Levatas.

A Levatas é uma empresa especializada em software de aprendizagem de máquina e visão computacional para automação de inspeções visuais. Combinando a expertise da companhia com a inteligência artificial do ChatGPT — chatbot que usa IA generativa da OpenAI —, eles conseguiram criar um robô que pode ser controlado por voz e fornecer informações precisas sobre missões passadas e futuras.

Leia mais:

A adição de uma inteligência artificial ao Spot é um grande avanço para a Boston Dynamics, que sempre teve dificuldades em programar o cão-robô e obter dados de suas missões anteriores.

Agora, com o ChatGPT integrado ao seu sistema e ligado à ferramenta que transforma texto em voz do Google, o Spot pode ser facilmente controlado e fornecer informações precisas em tempo real.

Um vídeo do cão-robô Spot com ChatGPT em ação foi publicado esta semana, e pode ser assistido abaixo:

Mais melhorias para o Spot com inteligência artificial foram prometidas para o futuro próximo. Embora a ideia de um cão-robô controlado por voz seja emocionante, muitos estão preocupados com as implicações de um robô com uma mente própria.

No entanto, por enquanto, o Spot integrado ao ChatGPT não foi programado para tomar decisões por conta própria e só seguirá comandos e fornecerá informações úteis. Isto transforma o cão-robô um recurso valioso para muitas aplicações industriais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.