Já faz algumas décadas que a NASA tem enviado sondas para o espaço com objetivo de enviar sinais para outras possíveis civilizações inteligentes na galáxia. Agora de acordo com um novo estudo o mais cedo que podemos esperar respostas de “aliens” é 2029.

O estudo publicado na revista Publications of the Astronomical Society of the Pacific  observou várias sonda lançadas pela NASA desde a década de 70, como as Voyager 1 e 2, as Pioneer 10 e 11 e a mais recente, a espaçonave New Horizons. Eles também analisaram até onde no universo seus sinais já chegaram e quais estrelas elas ainda vão encontrar e quando.

Essas transmissões encontraram e encontrarão outras estrelas, introduzindo a possibilidade de que a vida inteligente em outros sistemas solares encontre nossas transmissões terrestres. Ao determinar quais estrelas as transmissões da Voyager 1 encontrarão, identificamos lugares onde possível vida extraterrestre inteligente encontraria transmissões terrestres e potencialmente retornaria às transmissões para a Terra.

Trecho do artigo

Algumas das sondas já até conseguiram chegar em outros sistemas solares, mas um grande raio de alcance só acontecerá mesmo nos próximos séculos.

Meteoros já foram captados em Júpiter pela sonda Voyager 1, que faz parte da missão Voyager, em operação desde 1977. Imagem: Nasa
  • A Voyager 1 está no espaço desde 1977 mas seu sinal só alcançará uma estrela em 2044 e em 2341, ele já terá chegado em 277 sistemas solares;
  • A Voyager 2, já alcançou 2 estrelas, uma anã M e uma anã marrom, em 2007, caso alguém tenha recebido seu sinal, a resposta só chegará a Terra em 2033;
  • O sinal Pioneer 10 chegou a sua primeira estrela em 2002, a Gaia EDR3 2611561706216413696, e uma resposta pode ser recebida em 2029.

Ainda que a primeira resposta possa já acontecer antes do fim da década, as chances do sinal ter atingido uma civilização tecnologicamente inteligente são bem baixas. Mesmo meados do século 24, quando o sinal de cada uma das sonda já tiver atingido centenas de estrelas, as porcentagem ainda não são altas.

O sinal que está sendo enviado pelas sonda está em alta frequência, mas em uma potência baixa e com uma antena não direcional, o que pode dificultar que algum alienígena receba o sinal. No entanto, os pesquisadores estão esperançosos de que alguém encontrará eles.

Estamos confiantes de que os planetas ao redor das estrelas encontradas também encontrarão as transmissões das espaçonaves. À medida que o feixe viaja mais para outras estrelas, esse raio só aumenta, mostrando que podemos assumir que todos os planetas que orbitam cada estrela também encontrarão as transmissões das espaçonaves.

Trecho do artigo