Você provavelmente já conhece a história do BlackBerry. Seu desaparecimento foi tão espetacular e público quanto qualquer coisa que você possa imaginar, desde um gadget de ponta do mundo que as pessoas chamavam de vício, a apenas mais uma das muitas coisas deixadas para morrer pelo Iphone.

Falar sobre o BlackBerry agora é como falar do Walkman ou da câmera Flip. Eles viveram, eles morreram, o fim.

publicidade

Leia mais:

Muito disso pode ser visto em “BlackBerry”, novo filme dirigido por Matt Johnson sobre a ascensão e queda da Research In Motion (RIM) e o produto épico que ela criou.

publicidade

Johnson, que co-escreveu e dirigiu “BlackBerry”, também estrela como Doug Fregin, um amálgama de algumas pessoas na história da RIM. Johnson não é exatamente o típico diretor de filmes de tecnologia: seus projetos anteriores incluem a série “Nirvanna, the Band, the Show” e “Operação Avalanche”, falso documentário sobre agentes da CIA se passando por uma equipe de documentário. Mas havia algo sobre a história do BlackBerry que ele diz não poder ignorar.

publicidade

Johnson conversou com o The Verge sobre filmes de tecnologia, por que o BlackBerry realmente morreu, por que o Storm era uma bagunça e por que ele se opõe a toda a narrativa de “nerds governam o mundo”. Confira:

Uma das coisas que me surpreendeu sobre este filme é que você queria fazer um filme do BlackBerry. A ideia – a empresa faz um produto de sucesso, morre nas mãos de outro produto de sucesso – há um bilhão dessas histórias por aí. O que havia no BlackBerry que o interessou o suficiente para fazer um filme sobre ele?

publicidade

Eu tenho feito muito essa pergunta. Percebi que toda vez que é perguntado, é quase o mesmo tipo de tom, que é: “Oh, isso parece um conceito tão sóbrio, esgotado e morto”. Parece que esse é mais um assunto no estilo “filme da semana” que alguém como eu… sou um cineasta independente de Toronto que faz comédias muito bizarras com meu grupo de amigos. E então, eu entendo a confusão em abordar um assunto como este, mas não posso enfatizar o suficiente como essa confusão e apreensão em relação ao assunto é o que me atraiu.

Porque pensei: “Oh, aqui está uma oportunidade para algo que, aparentemente, é tão amplo e tão universal e é um produto que é universalmente conhecido de uma forma – e quase conhecido como uma piada ou um passado ou um aspirante a produto.”

Achei que essa seria ótima maneira de transformar o cavalo de Troia não apenas na maneira como vejo o mundo, mas também na maneira como meus amigos e eu transformamos os filmes em história que o público pode estar interessado em ver.

Não tenho certeza de quanto do meu outro trabalho você conhece, mas eu faço filmes de comédia de nicho e programas de televisão de comédia feitos para público muito pequeno, muito específico. Senti que, se eu fosse fazer algo mais amplo ou para um público maior, precisaria estar meio que escondido à vista de algo assim. E como ninguém sabia nada sobre o BlackBerry, ninguém sabia quem eram Jim Balsillie e Mike Lazaridis, era apenas uma tela muito, muito boa para eu fazer algo no meu estilo. Então, exatamente o tom da pergunta, de certa forma, responde a si mesmo, certo? “Por que você faria isso?” Foi isso que me atraiu.

Você já foi um cara do BlackBerry? Há momentos deste filme que fazem parecer que foi feito por alguém que amava seu BlackBerry.

Bem, estou chegando a isso de uma maneira falsa. Eu nunca havia tocado em um BlackBerry antes de fazer este filme. Mas meu diretor de fotografia, Jared Raab, é uma pessoa tão técnica e tão obcecada com as minúcias de como as coisas técnicas funcionam, assim como meu designer de produção, Adam Belanger, que eles realmente trouxeram amor pelo produto para a tela.

O que foi muito importante porque Mike Lazaridis, na vida real, realmente tem uma espécie de obsessão de Pigmalião por este produto. E esse tipo de “Narciso se afogando em um lago de seu próprio produto” era algo que realmente queríamos pelo menos tocar, porque acho não haver maior fã do BlackBerry do que Mike Lazaridis. E é por isso que, no final do filme, você o vê incapaz de se livrar da ideia de que este ainda será um produto relevante para todos os tempos. É por isso que esse momento final é o que é. E isso é muito verdadeiro para a vida.

Uma das coisas que li é que você não estava muito preocupado com a precisão exata dos detalhes de não-ficção. E isso me fez pensar muito sobre quando “A Rede Social” foi lançado, e Mark Zuckerberg disse: “Isso é irreconhecível para mim. Tudo sobre isso não é verdade.” E David Fincher e Aaron Sorkin disseram: “Não estávamos tentando fazer um documentário; estamos tentando fazer um filme. Mas os nomes das pessoas e das empresas são reais. E acho que, de várias maneiras, as pessoas pensam em Mark Zuckerberg interpretado por Jesse Eisenberg, seja real ou não.

Eles sempre vão. Sim. É ele para o resto da vida.

Isso muda a maneira como você pensa sobre o que pode ou não fazer? Que existem pessoas com esses nomes e empresas que fizeram essas coisas?

Não. Eu me refiro ao conceito de Werner Herzog da verdade extática com isso. Ele é bastante inflexível sobre a ideia de que existe uma verdade além dos fatos e que os fatos são realmente mortos e frios e, de muitas maneiras, não importam para ninguém além dos contadores. E que a verdade, a verdade real de quem alguém é, do que alguém fez, está além de um encapsulamento dos fatos do que eles fizeram, quando e o que disseram. É mais profundo do que isso.

E é nisso que Matt Miller e eu estávamos interessados: qual é a verdade mais profunda dessa história em suas vidas? Porque é isso que é duradouro e útil para o público, eu acho, em oposição a apenas um retrato direto do que exatamente aconteceu e quando. Então, enquanto brincamos com o diálogo que está sendo usado e algumas coisas na realidade, estamos nos mantendo bastante rígidos com a linha do tempo e os eventos que ocorreram com esses caras.

Mas, mais do que isso, estamos tentando dizer o que achamos que realmente está acontecendo com eles. Zuckerberg diz que “A Rede Social” está irreconhecível para ele, mas não importa. Ainda é verdade. “A Rede Social” ainda é verdadeira.

Por mais que ele possa argumentar que nada disso aconteceu, aconteceu. Da mesma forma que “A Redenção de Shawshank” é verdade, embora nunca tenha havido amizade entre Red e Andy Dufresne e eles nunca tenham ido a Zihuatanejo, no México. Ainda é verdade. E sabemos que é verdade. E então, sinto que é isso que buscamos neste filme.

Então, diga-me por que você acha que o BlackBerry falhou. A conclusão que o filme tira é realmente interessante porque tem havido essa linha de pensamento por 15 anos agora que a Apple apareceu e o matou, e o BlackBerry não viu isso chegando e não foi capaz de responder rápido o suficiente e simplesmente morreu nas mãos de Steve Jobs e do iPhone. Mas depois de assistir ao filme, quase terminei em algum lugar diferente. Eu ficava me perguntando: “Se o BlackBerry simplesmente não tivesse se distraído com essa coisa da Apple e continuasse fazendo as coisas com as quais eles se importavam, queriam fazer e nas quais acreditavam, talvez pudesse ter funcionado”. Onde você pousa? O que matou o BlackBerry no final de tudo isso?

Resumindo, o que tenho dito, e acho que é verdade sobre as pessoas e o produto, é que o BlackBerry era um dispositivo técnico que resolveu um problema imediato, que é: como podemos basicamente colocar os dados nas mãos dos consumidores, e como podemos ter e-mail móvel? E essa é uma caixa muito pequena, certo? O que Mike e Doug [Fregin] estavam tentando fazer, eles estavam tentando resolver algo extremamente local, mas o produto em si – e acho que você vai concordar, especialmente porque você é um repórter de tecnologia – realmente não tinha visão.

O produto não apresentava visão de cultura e futuro e de como os seres humanos se relacionariam entre si da mesma forma que o iPhone. O iPhone é um produto com uma visão incrível, e está dizendo que você vai mudar como você vive para fazer com que esse produto se integre a você. Enquanto o BlackBerry dizia: “Vamos dar a você esta ferramenta que vai ajudá-lo com os pequenos problemas que você tem e vai ser muito, muito útil.”

Acho que você está certo em abordar o assunto do filme, que é que o BlackBerry parecia se distrair com a ameaça de algo novo e eles tentaram girar rapidamente em direção a isso ao fazer o BlackBerry Storm. E, de certa forma, esse produto muito míope e anti-BlackBerry acaba colocando-os em muita água quente com a Verizon e realmente iniciando a lenta descida na obscuridade. Considerando que, se eles tivessem mantido aquela cultura original quase startup que eles tinham, onde todos os dias eram emocionantes…

Quero dizer, o BlackBerry inventou tantas coisas pelas quais eles nunca receberão crédito. O espaçamento duplo para criar um ponto é uma invenção do BlackBerry. Preenchimento automático em e-mails, onde você começa a digitar o nome de alguém e, em seguida, percorre seu catálogo de endereços e o encontra instantaneamente, eles inventaram isso. O ritmo de inovação que estava ocorrendo porque você tem todos esses engenheiros no mesmo lugar, todos tentando criar coisas novas todos os dias, era insano. E ainda vivemos com muitas das coisas que eles criaram e pelas quais nunca receberão crédito.

E então, acho que se eles tivessem apenas mantido aquele senso de “bem, o que é divertido, o que queremos que este dispositivo faça” e continuado, então acho que poderíamos ter visto um mundo com produtos paralelos. E eu realmente gostaria de ver esse mundo porque, sem o BlackBerry, basicamente temos apenas clones do iPhone, que é um produto que adoro, mas realmente não é o mesmo que era um BlackBerry.

Mike Lazaridis escreveu um manifesto em meados dos anos 11990 sobre o que ele achava que os produtos móveis deveriam fazer e disse que eles deveriam fazer o mínimo possível. E é assim que você entra em um novo mercado. E é tão engraçado porque, hoje em dia, é como se toda semana ou algo assim eu vejo uma reportagem sobre: “Oh, esta empresa está lançando um celular que não faz nada. Não se preocupe. Não há mídia social nisso. Não tem aplicativos. Tudo o que pode fazer é falar e enviar mensagens de texto. Tudo o que pode fazer é enviar e-mails simples.” É tão estranho ver, agora, uma cultura tentando recapturar tudo o que o BlackBerry estava tentando fazer no início. E então, eu realmente gostaria que eles continuassem fazendo isso, porque um BlackBerry reduzido com apenas um teclado que pode fazer apenas algumas coisas – acho que as pessoas adorariam esse produto.

Via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!